;

NOTÍCIAS

In:

Edupark, uma grande inovação

Por Arnaldo Niskier

No momento em que se discute no Brasil o aperfeiçoamento dos currículos de educação básica, chega ao país uma ferramenta de primeira ordem. Trata-se do projeto Edupark, criado no Estado de Israel pela Life Changing Experiences, para ajudar nos cuidados com a nossa Terra e a nossa gente.
É destinado aos níveis Fundamental II e Ensino Médio. Recebeu desde logo o apoio indispensável da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cesgranrio. Essas entidades, especialmente o professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, compreenderam o alcance da programação revolucionária para o enriquecimento dos conhecimentos dos jovens em matérias determinadas, como inicialmente o Meio Ambiente (Planeta Casa) e Prevenção ao Uso de Drogas (Dependentes da Vida).
Os filmes, produzidos com grande esmero, serão apresentados em terceira dimensão, com óculos especiais emprestados aos alunos, e equipamentos moderníssimos de interatividade. Assim, haverá uma avaliação automática dos resultados do seu uso.
Fez-se uma cuidadosa adaptação à nossa realidade, de tal modo que o aproveitamento das preciosas lições será total. No caso do uso de drogas, aborda-se o emprego do craque, cuja presença em nosso sistema escolar é motivo de permanente preocupação. E ao abordar em outro filme (1h30 de duração) as questões ligadas ao meio ambiente, já foi possível referir à encíciclica Laudato Si (Louvado Sejas), há pouco lançada com muita propriedade pelo Papa Francisco.
A programação será desenvolvida em espaços adequados, de preferência em escolas públicas, para facilitar a troca de ideias entre alunos e professores. Segundo os organizadores do evento, pertencentes ao Instituto Antares, prevê-se uma série de apresentações sucessivas para 150 alunos de cada vez, até chegar, no final da primeira frase, ao total de 32 mil jovens devidamente capacitados.
O projeto Edupark é uma experiência educacional completa, que se utiliza de tecnologias avançadas e uma plataforma multissensorial, misturando entretenimento e educação. Com projeção em 3D de filmes belíssimos, serão apresentados ao longo da série temas como geologia (pré-sal), animais, corpo humano, arte, história, arquitetura, ecologia e educação cívica. Cada tema desenvolvido terá indispensável acompanhamento com material de apoio impresso, de tal modo a facilitar a tarefa dos professores.
As experiências não se encerram nelas mesmas. O material foi todo concebido em formato criativo e dinâmico, com informações adicionais sobre as experiências temáticas. Isso tudo com o propósito de promover uma útil reflexão crítica, valorizando a formação dos estudantes fluminenses. Os filmes são todos narrados em português. Já estão sendo apresentados, com muito sucesso, em Israel, nos Estados Unidos e no México (onde o seu Ministério da Educação apoiou plenamente a adoção). É uma inovação que fará muito sucesso, também aqui.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com