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Os melhores e piores alimentos para antes de dormir

Por Redação com Yahoo Notícias
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É difícil resistir àquela fominha que surge tarde da noite, depois do jantar, quanto você já está na cama ou se preparando para dormir.
Comer um lanchinho mais tarde antes de pegar no sono, não é problema algum – na verdade, é super complicado e prejudicial tentar dormir sentindo fome! O problema é quando o lanchinho acaba virando um verdadeiro ataque à geladeira e interferindo na sua dieta e no seu peso.
É possível cuidar melhor desta última refeição do dia e consumir alimentos que deem saciedade e, ao mesmo tempo, não sejam bombas calóricas.
A primeira dica é não consumir uma enorme quantidade de alimentos, que certamente farão a digestão ser mais demorada e prejudicarão o sono.
O nutriente mais importante para consumir durante a ceia é o triptofano, uma aminoácido que está ligado à produção de serotonina, um dos hormônios que ajuda a regular o sono. Confira alguns alimentos que se encaixam nessas duas prerrogativas:

– Sementes, nozes e castanhas: alimentos chamados de oleaginosos são boas fontes de triptofano e não têm muitas calorias. As nozes e castanhas também possuem gordura boa para o coração e para o colesterol.
– Leite com mel: o leite morno ou quentinho antes de dormir é uma receita do tempo da vovó que funciona mesmo, já que o leite também tem bons níveis de triptofano. A temperatura mais quente ajuda a acalmar o corpo e a preparar para o sono. Já o mel, além de deixar o alimento mais docinho, é uma fonte de carboidrato simples que ajuda na absorção do triptofano.
– Alimentos com fibras, como aveia: as fibras ajudam a dar a sensação de saciedade. Quando combinadas com iogurte, por exemplo, que é um derivado do leite, se tornam uma refeição mais completa, com proteínas e triptofano.
– Banana e cereja: as duas frutas são fontes ricas em melatonina, outro hormônio que o organismo produz para auxiliar o corpo a pegar no sono.
– Verduras escuras e abacate: verduras como o espinafre e a couve contém bons níveis de magnésio, assim como o abacate. Durante pesquisas com pacientes que sofriam de insônia, os que consumiram alimentos com magnésio tiveram melhoras na qualidade do sono.

Os piores:
Assim como é indicado consumir alimentos em pequenas quantidades para ter um bom sono, consequentemente é contra-indicado comer demais antes de dormir. Principalmente alimentos muito pesados ou gordurosos, como frituras, carnes vermelhas e queijos muito amarelos.
Confira os alimentos que podem te manter acordada por mais tempo:

– Café, refrigerantes de cola e alguns tipos de chá: o vilão destes alimentos tem um nome bem conhecido – cafeína. Esta substância é famosa por ajudar a espantar o sono, e, por isso, deve passar longe da ceia. Evite, além do café e dos refrigerantes de cola, o chá verde e o chá mate.
– Sorvete: pode parecer uma delícia um sorvetinho antes de dormir, mas não se esqueça de que ele tem alto teor de gordura, demorando a ser digerido pelo organismo. Se estiver com muita vontade, prefira o picolé ao sorvete de massa.
– Pizza: Apesar de ser super tentador comer mais um pedacinho de pizza, este alimento contém bastante acidez, e pode causar um desconfortável refluxo na madrugada.
– Comidas muito apimentadas: a pimenta contém uma substância chamada capsaicina, que tem ação termogênica. Com o organismo mais “quente”, fica mais difícil pegar no sono.
– Bebidas alcóolicas: com moderação, não há problema consumir bebidas alcóolicas tarde da noite. Mas, se não quiser ter seu sono prejudicado, tome cuidado para não exagerar. á está na cama ou se preparando para dormir.

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