;

NOTÍCIAS

In:

Deputados aprovam Rateio e Plano Estadual de Educação

Por Carlos Villa Verde
aleimage

Deputada Jó Pereira apontou algumas modificações aprovadas na comissão: ampliação dos cursos de matemática, química e língua estrangeira na Uneal

Durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, 28, a Assembleia Legislativa aprovou o substitutivo ao Plano Estadual de Educação (PEE). Antes de sua votação, a relatora da matéria na Comissão de Educação, deputada Jó Pereira (DEM), usou a tribuna da Casa para registrar a conclusão dos trabalhos. “Tive a tarefa e a honra de ser a relatora desse plano que transcende governos, daí a sua importância para aqueles que fazem a educação, como reflexos diretos na vida de toda a sociedade”, disse

Jó Pereira ressaltou que o PEE precisava conter palavras que demonstrassem, registrassem, deixassem às claras, metas plausíveis, necessárias e realistas. “Metas identificadas por diagnóstico concreto, fruto de números, históricos, identificações, realidades de recursos financeiros, mobiliários e humanos” afirmou.

A relatora alertou que desde o início do ano já alertava para a necessidade de aprofundamento dos estudos e diagnósticos. “Trabalhei junto com os membros dessa Casa, buscando parceiros na tarefa de sensibilizar o Executivo, mas precisamente a Secretaria de Educação. Buscamos na sociedade civil organizada e ficamos abertos aos populares que desejassem participar individualmente dessa tarefa”, disse a relatora agradecendo a todos os que participaram do debate.

A deputada disse que, apesar dos registros negativos, como o distanciamento da sociedade com relação ao assunto, está consciente que a Assembleia Legislativa buscou algo próximo do ideal. “Reformulamos a sistemática de avaliação e monitoramento do plano, incluindo a Fepeal, o Conselho Estadual de Educação e o Ministério Público”, afirmou. Jó Pereira disse ainda que na primeira reunião de avaliação do plano, irá cobrar, mais uma vez, da secretaria estadual de Educação, os diagnósticos com seus números e cenários.

Por fim, a deputada Jó Pereira apontou algumas modificações aprovadas na comissão: ampliação dos cursos de matemática, química e língua estrangeira na Uneal; fortalecimento dos conselhos e fóruns estaduais e municipais, capacitando seus integrantes; introdução de meta específica para a educação aos privados de liberdade; formulação da avaliação de desempenho dos profissionais da educação; adequação do transporte escolar para os portadores de deficiência; projeto de oferta de segunda licenciatura para os professores da rede; e meta de certificação das escolas estaduais.

Em aparte os deputados Rodrigo Cunha (PSDB), Léo Loureiro (PPL), Inácio Loureiro (PSB), Bruno Toledo (PSDB) e Galba Novaes (PDT) parabenizaram todos os membros da comissão e em especial, a deputada Jó Pereira.

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *