;

NOTÍCIAS

In:

Palmeira segue cuidados para evitar contágio pelo coronavírus; Alagoas registra 8 casos da doença

Por Assessoria

Os moradores de Palmeira dos Índios têm cumprido o que determina os Decretos estadual e municipal, lançados na semana passada, e permanecem em casa, devido ao risco de contágio do Covid-19, o novo Coronavírus. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) contabilizou 2.010 pessoas infectadas, com 34 mortos, sendo 30 do estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. Em Alagoas, A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) registrou 8 pessoas infectadas com a doença em Maceió, 120 casos suspeitos e 80 descartados. Até o domingo, a Sesau registrava 7 pacientes contaminados. O  8º caso é de um homem do Rio de Janeiro que visitava a capital alagoana. A Secretaria investiga se esse é o primeiro caso de transmissão comunitária.

Entenda o que é transmissão comunitária

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão local é quando as autoridades conseguem rastrear o caminho da infecção: o paciente é infectado por outra pessoa que testou positivo ou esteve em um país onde o vírus está em circulação. Já na transmissão comunitária, pessoas que não se encaixam nestas hipóteses procuram a rede de saúde com os sintomas da doença e o resultado do exame dá positivo.

Vale lembrar que os sintomas do coronavírus são muito parecidos com os de uma gripe comum e incluem, também outros sintomas severos: tosse seca ou com secreção, febre alta e dificuldade respiratória. Podem aparecer, ainda, sintomas como diarreia, vômito, dor de garganta e congestionamento nasal. As formas de transmissão acontecem pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala, e por contato direto, como beijo, abraço e aperto de mão. A transmissão da doença ainda ocorre por contato com objetos não higienizados, como celular, caneta, maçanetas e chaves, e outros locais não higienizados como cadeiras, corrimão de escada, entre outros. A melhor forma de prevenção ou evitar contaminação pelo coronavírus é manter uma boa higiene, principalmente das mãos, evitar aglomerações, tossir ou espirrar com a boca e nariz cobertos, entre outros cuidados.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, o Governo do Povo tem tomado medidas importante para evitar a entrada de pessoas infectadas com o coronavírus no município, assim como acontece em várias partes do mundo. “Iniciamos ontem, segunda-feira, as barreiras nas principais entradas e saídas do munícipio para monitorar os veículos que chegam com pessoas de cidades com casos da doença, para evitar que elas tenham contato com quem não está doente. Sabemos que as medidas são duras, mas podem salvar vidas. Para se ter uma ideia, as Olimpíadas e Paralimpíadas que aconteceriam em Tóquio, no Japão, foram adiadas para 2021. Isso mostra a preocupação do mundo com a pandemia do coronavírus” explicou o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Parabenizo todas as equipes envolvidas no trabalho de contingenciamento do vírus e também da população, que tem seguido o que derrmina os Decretos municipal e estadual e tem ficado em casa. Que possamos permanecer unidos nesta batalha, mas que tenhamos fé em Deus de que vamos sair disso tudo mais fortalecidos e valorizando ainda mais as nossas vidas”, disse o prefeito Júlio Cezar.

Confira as cidades alagoanas com casos suspeitos de coronavírus:

Maceió – 95

Arapiraca – 4

Ouro Branco – 2

Rio Largo – 2

Barra de Santo Antônio – 1

Barra de São Miguel -1

São Miguel dos Campos – 1

Cajueiro – 1

Penedo – 1

Flexeiras – 1

Satuba – 1

Inhapi – 1

Maribondo – 1

Pilar – 1

Piaçabuçu – 1

Mata Grande – 1

Monteirópolis – 1

Coruripe – 1

Porto Real do Colégio – 1

Maragogi – 1

Marechal Deodoro – 1

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com