;

NOTÍCIAS

In:

Prédio do 3º centro de saúde funcionará como unidade sentinela para casos suspeitos de infecção por coronavírus

Por Assessoria
A partir desta segunda-feira (23), o prédio onde funciona o 3º Centro de Saúde, localizado na Rua Lino Roberto, bairro Santa Edwiges, será direcionado para o atendimento de casos suspeitos de infecção por coronavírus.
A Unidade Sentinela será a referência em atendimento primário para as pessoas que apresentarem sintomas referentes a Covid-19, doença causada pelo vírus, como febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. O prédio funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana e sempre contará com equipes de plantão para o atendimento aos casos suspeitos.
É importante que, antes de procurar a Unidade Sentinela, a população que acredita estar infectada entre em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, através do WhatsApp (82) 99604-0006, de domingo a domingo, das 8h às 20h. A equipe de plantão vai realizar o monitoramento inicial e dar as orientações necessárias.
A orientação ainda é de que quem apresentar sintomas leves suspeitos devem entrar em quarentena imediatamente, sem contato com outras pessoas, e avisar a Vigilância Epidemiológica. Os casos que serão atendidos na Unidade Sentinela serão os encaminhados pelos Centros e Unidades Básicas de Saúde.
“Devem procurar a Unidade Sentinela as pessoas que apresentarem os sintomas gripais com dificuldade respiratória. Aqueles que apresentarem sintomas compatíveis com o de uma gripe leve, sem dificuldade respiratória, devem manter o isolamento social”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Rafaela Albuquerque.
A população que é comumente atendida pelas equipes de Saúde da Família do 3º Centro devem se dirigir ao Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), localizado também no Bairro Santa Edwiges.
Até o presente momento, Arapiraca ainda não registrou nenhum caso de Covid-19, mas as precauções devem ser mantidas. Aquelas pessoas que podem se manter em quarentena devem respeitar o isolamento social para evitar a proliferação do vírus em Arapiraca.
Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:
* Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
* Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
* Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
* Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
* Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
* Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
* Evitar contato próximo com pessoas doentes;
* Ficar em casa enquanto estiver doente;
* Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos
Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com