;

NOTÍCIAS

In:

IMA deixa o Mutange esta semana e ganha sede temporária na Avenida Fernandes Lima

Por Janderson Oliveira
Nova sede do IMA fica localizada na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Nova sede do IMA fica localizada na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está de mudança. O órgão ambiental passa a funcionar no bairro do Farol, em Maceió, a partir desta semana. A saída do Mutange, após 32 anos de história na sede, foi antecipada por causa da interdição das vias de acesso na região e da desocupação dos imóveis devido ao crescente risco de desabamento por conta da fragilidade do solo.

O atendimento presencial do IMA continua suspenso por determinação do decreto nº 69.624, que prevê o isolamento social no Estado.

A nova localização, na Avenida Fernandes Lima, é temporária. O Instituto não voltará à sede original, mas partirá definitivamente para outro local, ainda em reforma. O legado do IMA não abandonará o bairro Mutange, região que abrigou este, que é um dos mais antigos órgão ambiental do Brasil.

Ricardo César, responsável pelo Gerenciamento Costeiro (Gerco), está há 25 anos no IMA. Em sua trajetória, revela uma ligação pessoal com o prédio onde já esteve nomeado presidente do órgão ambiental. “O IMA esteve nesta casa desde 1988, quando foi fundado. Com o tempo, fomos crescendo, como se o órgão tivesse vida própria”, revela.

Além de a planta original, foram construídos o Laboratório de Estudos Ambientais, o Jardineto, o Herbário MAC e outros espaços para abrigar as gerências. O IMA também conta com duas bases descentralizadas, nos municípios de Penedo e Marechal Deodoro.

A Mudança na sede do órgão não é novidade para Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC. Ela conta que, antes, o serviço funciona na rua Cincinato Pinto, Centro de Maceió. “O Herbário tem 40 anos, é mais antigo que o IMA, e há 40 anos eu trabalho na coleção”, revela a bióloga, que entrou como estagiária na antiga Coordenação do Meio Ambiente e que, depois, se tornou o Instituto no bairro do Mutange.

O Herbário não será realocado agora, mas permanecerá fechado enquanto não for feita a mudança definitiva de sede. O Jardineto será conduzido para a base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, e ficará disponível para visitas guiadas através de solicitação.

IMA continua com serviços online

A sede temporária entrará em operação após o período de isolamento social, determinado como forma de prevenção ao novo coronavírus. Gustavo Lopes, presidente do IMA, afirma que os serviços online vão continuar funcionando da mesma forma, de acordo com a paralisação do atendimento presencial do órgão.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *