;

NOTÍCIAS

In:

Alunos do curso Técnico em Eventos do Senac Alagoas realizam Encontro Nacional de Cerimonial e Protocolo

Por Ivan1

Eles receberam o desafio de realizar um evento nacional que ultrapassasse os muros do Senac. E surpreenderam! Sob a orientação da instrutora Alcilene Vieira, 31, a turma do curso Técnico em Eventos promoveu, no período de 10 a 12 de novembro, o Encontro Nacional de Cerimonial e Protocolo (ENACEP), um evento online, transmitido pelo Google Meet, que reuniu profissionais de renome nacional e internacional para discutir temas relacionados a Cerimonial e Protocolo: Saúde, Tecnologia e Empreendedorismo por meio de uma programação composta por painéis, workshops, mesas-redondas e palestras.

“O evento fez parte do Projeto Integrador da turma, uma das atividades de conclusão do curso que tem, como objetivo, aliar a teoria à prática”, explica a instrutora, feliz com o resultado. “O evento foi sucesso de público e contou com o apoio de grandes instituições da área, como o Conselho Nacional de Cerimonial e Protocolo, a Associação Brasileira de Cerimonial e Protocolo, a Associação Brasileira de Promotores de Eventos, e os Assessores e Cerimoniais de Alagoas. O Enacep coroou a trajetória da turma, provando que podemos e devemos sair da zona de conforto e alçar grandes e ousados voos”, comemora Alcilene.

A instrutora da turma explica que o projeto do evento foi o plano B da turma, já que, a princípio, a equipe realizaria a assessoria de um evento nacional, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com a pandemia e o cancelamento do evento, a turma aprofundou os estudos sobre plataformas de transmissão de eventos online e os novos protocolos aplicados a eventos, até surgir o projeto do Enacep, por meio do qual os alunos foram avaliados sob os critérios de cumprimento das ações propostas, comunicação assertiva com a equipe de trabalho e público externo, pontualidade, organização no planejamento e execução das atividades, espírito de equipe, agilidade na resolução de conflitos, adequação da linguagem, apresentação pessoal, elaboração de textos diversos para o evento e apresentação de relatório pós-evento.

Joselia Melo, 19, uma das concluintes do curso, conta que a turma levou aproximadamente um mês para fechar a programação dos três dias de evento. “Foi um trabalho minucioso. Tínhamos uma lista de 40 possíveis palestrantes para a escolha de 13 nomes. E o grande desafio foi adaptar as técnicas dos eventos presenciais, que já havíamos realizado durante o início do curso, para o formato online”, conta ela, satisfeita com o resultado do evento e do curso. “Sinto-me segura e preparada para atuar na área realizando desde o planejamento à execução de eventos pequenos ou de grande porte. Para um futuro próximo, pretendo fazer graduação em Relações Públicas e montar a minha empresa de eventos”, planeja Joselia.

Colega de turma de Joselia, Maria Goretti Santos, 49, conta que sempre gostou de organizar festas para a família e amigos e, por isso, decidiu fazer o curso Técnico em Eventos. Não sabia ela que o curso a proporcionaria uma experiência ampla da área, incluindo a adaptação às novas tecnologias para a realização de eventos. “O curso foi tão motivador, mesmo em meio à pandemia, que já estamos nos organizando para abrir a nossa empresa de eventos. Sou muito grata aos instrutores pelas lições e por acreditarem no nosso potencial”, emociona-se Goretti.

Palestrantes

A instrutora Alcilene Vieira conta que todos os palestrantes aceitaram o convite de participar do evento de forma totalmente gratuita “diante do profissionalismo e credibilidade transmitidos pelos alunos na condução do planejamento à execução do evento”. Um time de palestrantes que fez a diferença, como o cerimonialista, palestrante e escritor, Roberto Cohen; a presidente do Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo, Raab Simões; a chefe de cerimonial do Ministério Público do Estado de Alagoas, Cristina Mendes; o diretor-presidente do grupo de Assessores e Cerimoniais de Alagoas, Helion Dionísio; o empresário André Lopes, da MundoPro; Luane Bittes, proprietária da empresa de Assessoria em Eventos e Cerimonial que leva seu nome; a diretora executiva da KA gestão e Negócios, Katia Albuquerque; a presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial, Zuleide Gonçalves; Andrea Nakane, membro do MPI – Meeting Professional Internacional; o diretor executivo do Grupo All, Doreni Caramori Junior; a coordenadora de Marketing e Comunicação da PariPassu, Júlia Vidigal Munhoz; o professor universitário e palestrante na área de Marketing, Marcos D’Assumpção Zaniol; e o administrador e professor de cursos de graduação e MBA, Pedro Salanek Filho.

Na programação, temas como “Novos Protocolos Sanitários em Eventos: Perspectivas Nacionais e Locais”, “Planejamento de Cerimonial e Protocolo sob a Ótica do Novo Normal”, “Eventos Online: Experiências e Desafios”, “Estratégias de Marketing no Mercado de Eventos”, “Gestão Financeira na Empresa de Eventos”, além da apresentação do Balé Folclórico de Alagoas.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *