;

NOTÍCIAS

In:

SMTT capacita agentes de trânsito para agilizar perícia em acidentes de trânsito

Por Lohuama Alves

Visando qualificar os profissionais, a fim de garantir a melhoria dos serviços prestados à população, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está promovendo um curso de levantamento de dados em locais de acidentes para agentes de autoridade de trânsito. A solenidade de abertura ocorreu nesta quinta-feira (29), no auditório da Defensoria Pública do Estado.

A partir dos conhecimentos técnicos transmitidos durante o curso, ministrado pelo Major Amâncio, o agente terá condições de avaliar melhor as circunstâncias do fato ocorrido e as causas do acidente, além de dar mais eficiência e velocidade no levantamento de dados na cena e a confecção do Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT).

O superintendente do órgão, Josenildo Souza, destacou que a intenção é que nas viaturas haja agente habilitado para prestar esse serviço que dará um atendimento mais rápido, o que evita a espera prolongada da vítima até confeccionar o BOAT e ser liberada.

“Essas capacitações vão beneficiar ainda mais a população, pois com a agilidade para a confecção do boletim, as vítimas de acidentes serão atendidas mais rápido, evitando transtornos maiores. Antes de iniciar a fiscalização para a retirada de veículos envolvidos em acidentes sem vítimas, a SMTT fará uma campanha educativa com os condutores. Nosso trabalho vem sendo desempenhado graças ao compromisso do prefeito Luciano Barbosa e empenho de toda nossa equipe. É assim que juntos estamos construindo uma nova SMTT”, frisou o superintendente.

O curso oferecido tem um conteúdo voltado ao entendimento do acidente com um maior embasamento para a produção de provas consistentes colhidas no local do acidente. O inciso
IV do artigo 24 do Código Brasileito de Trânsito contempla a competência dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios para executar esse papel.

Para o instrutor do curso, major Amâncio, o município de Arapiraca sai a frente com a realização desse curso. “Quero agradecer o convite e parabenizá-los pela atitude de promover esse curso. A SMTT Arapiraca sai a frente e vai melhor ainda mais o serviço prestado à sociedade”, declarou o major.

Ao todo, 59 agentes de autoridade de trânsito e 6 policiais militares participarão da capacitação, que será dividida em três turmas e tem o encerramento no dia 27 de agosto com a entrega dos certificados no Planetário e Casa da Ciência.

Além dos participantes, a solenidade contou com a participação do defensor público, André Chalub e da representante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Elisangela Chaves.


Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *