;

NOTÍCIAS

In:

Censo 2022: IBGE fará contagem da população com apoio da Prefeitura de Arapiraca

Por William Rocha

Fotos: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (5), a Prefeitura de Arapiraca recebeu o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alcides Tenório, para debater a campanha do recenseamento 2022.

Participaram da reunião todo o secretariado municipal, o representante da Câmara Municipal, vereador por Arapiraca, Vicente da Farmácia, além de técnicos do IBGE de Alagoas.

O último Censo nacional aconteceu no ano de 2010, e Arapiraca apresentou pouco mais de 214 mil habitantes, porém, a estimativa é que esse número tenha se elevado consideravelmente, com crescimento populacional perto dos 235 mil.

De acordo com o chefe do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório, para esta campanha, serão realizadas ações mais tecnológicas e modernas, com o intuito de ampliar o raio de visão para a coleta de dados do município.

Porém, ele indicou ainda as dificuldades de execução desse trabalho e a importância de uma publicidade ampla para que tudo seja realizado dentro do que rege o manual, além do apito sistemático de diversas secretarias do município.

“Arapiraca é uma cidade que cresce e se expande muito rápido, o que representa um desafio para o Censo. É sabido também que nossos recenseadores têm dificuldades na coleta de dados em alguns locais, a exemplo de condomínios e loteamentos. Por isso esse apoio, a colaboração dos entes públicos é fundamental”, falou

Ainda segundo ele, esse será o “CENSÃO”, e, com o georreferenciamento, o instituto terá informações e dados mais detalhados, e, com isso, uma delimitação maior das ações que foram realizadas no município, bem como o crescimento demográfico e populacional.

Parceria e PSS

O prefeito Luciano Barbosa solicitou, de todo o secretariado, o seu apoio massivo, focando na qualidade e sucesso da campanha, que tem como o intuito reconhecer o número mais exato de habitantes da cidade, levando em consideração seu crescimento de natalidade, êxodo e migrações.

Vale ressaltar que as cidades brasileiras recebem verbas federais baseado também em seu Censo populacional, o que pode indicar mais e melhores investimentos em setores como Educação, Saúde e Assistência.

Para esta edição, o IBGE abrirá Processo Seletivo Simplificado (PSS) para, com estimativa de que 180 recenseadores temporários irão trabalhar no município. A previsão de abertura do edital para o mês de dezembro de 2021.

É importante salientar que quanto mais pessoas inscritas das localidades, melhor para a coleta de dados para o Censo 2022.

O início do Censo está previsto para o mês de junho de 2022 com duração de três meses. “Vamos somar esforços para colaborar com o sucesso e a efetividade desse trabalho”, falou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Rosa Lyra.

“ O prefeito pede engajamento e vamos demonstrar a coesão de nossa gestão também nesse momento”, acrescentou a arquiteta e urbanista Simone Romão, titular da Secretaria de Meio Ambiente.

Participaram também da reunião os secretários: de Obras, Roany Isidoro; de Iluminação e Serviços Públicos, Carolina Valeriano; de Agricultura, Hibernon Cavalcante; Articulação Política, José de Macedo; Secretário-Executivo, Vytor Ferro; de Gestão, Ariluce Cerqueira; de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo; o procurador Vytor Carvalho; controlador Ricardo Teófilo; além do representante do Gtinfo, Roniclécio Firmino; e funcionários de diversos departamentos da festão.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *