;

NOTÍCIAS

In:

Sedetur divulga resultado do edital para participação de artesãos em feiras nacionais

Por Isabella Padilha

Apresentação dos 22 selecionados para Fenearte e Salão do Artesanato foi anunciada através de transmissão ao vivo. Foto: Jonathan Lins

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), divulgou o resultado do edital para a seleção de artesãos que irão participar de feiras de artesanato pelo país. Os nomes foram anunciados em uma transmissão ao vivo na noite desta quinta-feira (30), através do perfil do Instagram @alagoasfeitaamao.

O processo seletivo beneficiou profissionais de entidades, artesãos individuais e mestres para comparecerem ao 14º Salão do Artesanato, que acontece em Brasília de 27 a 31 de outubro, e à 21º Fenearte, que acontece de 10 a 19 de dezembro, em Recife.

De acordo com a Gerência de Design e Artesanato da Sedetur, os artesãos foram avaliados de acordo com a criatividade, tradição e originalidade. A produção artesanal selecionada, de maneira geral, representa as principais tipologias e técnicas presentes no Estado.

“Essa é uma retomada após um ano de pausa por causa da pandemia da Covid-19, e o Governo do Estado está dando esse apoio para a participação nessas feiras, que são especialmente importantes. No edital está prevista uma equipe técnica interdisciplinar para analisar as inscrições. Nós analisamos os documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal através dos critérios do edital”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

A participação de artesãos alagoanos em feiras nacionais é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae Alagoas, órgão que será responsável este ano pelas passagens aéreas de alguns representantes de grupos produtivos.

“O Programa do Artesanato Brasileiro, através do apoio do Sebrae, tenta fazer os artesãos terem acesso a esses eventos da forma mais justa possível. Nós vamos arcar com as passagens áreas para alguns dos artesãos e representantes dos grupos produtivos que foram selecionados, para que a gente possa contemplar e colocar os grupos produtivos como prioridade, já que eles representam vários artesãos ao mesmo tempo” enfatiza a Gestora do Sebrae Alagoas, Marina Gatto.

Confira abaixo o resultado:

Lista Artesãos/Entidades Selecionados para o 14º Salão do Artesanato:

Mestre Aberaldo Sandes

Mestre André da Marinheira

Associação das Artesãs de Feliz Deserto

Associação Mulheres de Fibra

Enauro Luiz Rocha

Grupo Produtivo Fulô.A

Grupo Produtivo Luart

Jailma Bonfim

Jânio Claudio de Oliveira

Lucas Yguaratã

Lista Artesãos/Entidades Selecionados para 21º FENEARTE

Associação das Artesãs do Pontal da Barra

Associação Pontal Arte

Associação Pontos e Contos

Adeildo Gomes dos Santos

Adailton Rodrigues dos Santos

Bordeliê

Grupo Produtivo Amor Caseado

Grupo Produtivo Ateliê Boca do Vendo

João Carlos da Silva

Maria Corá

Maria Eroneide

Mestra Vânia Oliveira

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *