;

NOTÍCIAS

In:

Prefeitura revitaliza antigo ponto de lixo no bairro do Prado

Por Alexandre Vieira/Ascom Sudes

Nesta quarta (1º) e quinta-feira (2), a Prefeitura de Maceió trabalhou no entorno da Praça do Pirulito, no bairro do Prado, para eliminar um ponto de lixo que havia no local. De lá, foram retiradas mais de 30 toneladas de resíduos descartados de forma irregular. Além disso, a região foi totalmente revitalizada com pneus reutilizados e plantio de mudas de árvores.

Antes e depois do trabalho de revitalização realizado pela Prefeitura. Foto: Ascom Sudes

Toda semana eram retiradas da região mais de 12 toneladas de lixo, entre entulhos, resíduos domiciliares e volumosos despejados por comerciantes e transeuntes. Agora, foram colocados 120 pneus que servirão de caqueiras para 75 árvores e exemplares ornamentais. Com essa intervenção, a Prefeitura atingiu 13 pontos de descarte irregular revitalizados este ano.

Superintendência reutilizou 120 pneus e fez o plantio de 75 mudas de árvores e exemplares ornamentais. Foto: Ascom Sudes

Na cobertura do solo foi utilizada a compostagem proveniente da coleta seletiva de coco, iniciada no mês de novembro na orla marítima da capital.

Compostagem feita da coleta seletiva do coco foi usada para forrar o solo. Foto: Ascom Sudes

Ivens Tenório, superintendente da Sudes, afirma que a qualidade de vida do cidadão depende, também, da consciência e respeito com os espaços públicos.

“Não podemos aceitar que essa situação seja algo comum. A população precisa entender seu papel no cuidado com a cidade, que é nossa. É essencial buscar o despejo adequado para cada resíduo gerado”, alertou.

Além da revitalização do local, a equipe de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) também percorreu o entorno da Praça com orientações sustentáveis para as pessoas que trabalham e transitam na região.

A ação teve a participação dos jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.

Equipe de educação ambiental orienta comerciantes e transeuntes da região. Foto: Ascom Sudes

“Após essas diretrizes, eles se tornam nossos aliados e auxiliam na fiscalização, não permitindo que outras pessoas façam o descarte irregular e menosprezem o trabalho realizado pela Prefeitura”, completou o superintendente.

Para evitar o despejo de pequenos resíduos, como papel e embalagens plásticas nas vias públicas do bairro, a Superintendência fez a instalação de papeleiras em pontos estratégicos da região.

Papeleiras instaladas visam diminuir o descarte de pequenos resíduos como papel e embalagens plásticas. Foto: Ascom Sudes

Além de descartar de forma correta, a população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, basta entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

A Central de Monitoramento da Sudes atende através do WhatsApp 98802-4834. Também é possível solicitar informações sobre como proceder no número 0800 082 2600.

Compartilhe:
Tags: ,,,,,,,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *