;

NOTÍCIAS

In:

Hemoal realiza coletas externas em Arapiraca e Coruripe nesta terça-feira (17)

Por Josenildo Törres

Para doar sangue voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade. FOTO: Carla Cleto

Além de captar doadores de sangue em suas unidades nesta terça-feira (17), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas. Em Arapiraca, a ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro; já em Coruripe, a iniciativa acontece das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

As coletas externas tem o propósito de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue, bem como, manter estabilizado o estoque para atender a demanda de transfusões dos serviços de saúde. O Hemoal Maceió é o responsável por abastecer as maternidades e hospitais da I Macrorregião de Saúde e o Hemoal Arapiraca fornece sangue e hemocoponentes para a II Macrorregião de Saúde.

O voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao local de doação de sangue portando um documento de identificação com foto. O candidato à doação de sangue deve ter boa saúde, estar usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

No caso das mulheres que já são doadoras habituais, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses. Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses. Já os menores de 18 anos só podem doar sangue se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal.

A doação de sangue é vetada permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando.

Covid-19 – Quanto aos voluntários que tenham se infectado com o novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.

E se os candidatos à doação de sangue tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *