FORMAÇÃO

Dez capitães do Bombeiro se formam no Curso de Gestão de Segurança Contra Incêndio e Emergências

Por Alessandra Lima*/Ascom CBMAL (*Estagiária sob supervisão) Publicado em 10/04/2025 às 10:31
Especialização é equivalente ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Ascom PMAL

Dez capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) se formaram no Curso de Especialização em Gestão de Segurança Contra Incêndio e Emergências, na terça-feira (8), no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em Salvador (BA). 

 

A especialização teve como objetivo capacitar os oficiais intermediários da Bahia e de Alagoas, no exercício das funções e missões inerentes aos oficiais superiores e coordenações de órgãos integrantes da administração pública estadual. A carga horária das atividades foi distribuída em 420h ao longo de quatro meses, através de 14 disciplinas, além de atividades disciplinares, contabilizando 28 créditos que auxiliaram.



 

Ao todo, o curso contou com a participação de 56 oficiais-alunos, sendo 23 capitães do quadro do CBMBA, 23 capitães do quadro de oficiais auxiliares do CBMBA, e dez militares do CBMAL, sendo um capitão do quadro de oficiais médicos, um capitão do quadro de oficiais complementares e oito capitães do Quadro de Oficiais Auxiliares.

 

A especialização é equivalente ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). A reestruturação do curso visa preparar os oficiais para as demandas de gestão dentro da corporação, especialmente diante da progressão para o oficialato superior. Agora formados, os capitães estão aptos a assumirem postos de major e tenente-coronel. Pelo CBMAL, os capitães Melo, Pedrosa, Tony Lima, Falcão, Sérgio, Erivaldo, Walter, Marcelo Casado, Luciana e Marcos Ferreira concluíram a formação com êxito.

 

O comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, ressaltou sobre a importância da união entre as corporações para a expansão do conhecimento e o fortalecimento das instituições.



 

“Essa integração é essencial porque as atividades de governo se tornaram muito complexas. E hoje essa interação é de suma importância para que a gente possa oferecer uma boa resposta as nossas comunidades. Não só no aspecto acadêmico, que é o que está acontecendo aqui, com a produção de conhecimento, a troca de experiências, mas também estendendo as nossas operações conjuntas que têm acontecido nos grandes desastres”, destacou.

 

Uma das formandas, a capitã Luciana ressaltou o sentimento de dever cumprido e felicidade em concluir o curso. “É muito importante a gente se qualificar enquanto bombeiro militar e esse curso me deu a oportunidade de trocar conhecimento, principalmente por ser fora do estado, viver uma realidade diferente da nossa, porém com objetivos em comum”, concluiu.