GESTÃO E FINANÇAS

Junta Comercial de AL conhece experiência pernambucana sobre a fiscalização de leilões e uso de IA

Por Uadson Barros e Hotton Machado / Ascom Juceal Publicado em 15/04/2025 às 16:49
Pernambuco foi o escolhido por contar com um número maior de leiloeiros e possuir uma dinâmica aplicada em relação ao credenciamento dos profissionais Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu, nesta terça-feira (15), uma visita técnica à sede da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), no Recife, a fim de conhecer a experiência da autarquia pernambucana em relação às fiscalizações de leilões e à utilização de inteligência artificial para análise dos processos empresariais.

 

Entidade responsável por conceder a matrícula para o exercício da profissão de leiloeiro em Alagoas, conforme define a lei federal de nº 8.934/1994, a Juceal retomou, neste mês, as fiscalizações referentes às execuções dos leilões.

 

Com o intuito de otimizar esse serviço, o estado vizinho foi o escolhido por contar com um número maior de leiloeiros e possuir uma dinâmica aplicada em relação ao credenciamento, à fiscalização e ao funcionamento das atividades dos profissionais.

 

“É extremamente importante esse intercâmbio de experiências em um contexto regional próximo, com um serviço de fiscalizações feito em maior número e bem estabelecido. Isso possibilita a Junta Comercial de Alagoas compreender como funciona a dinâmica dos trabalhos com os leiloeiros, bem como também levar à Jucepe o que vem sendo desenvolvido no nosso estado em relação a outros assuntos, como o ambiente de registro e licenciamento empresarial”, detalhou o presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho.

 

Além de conceder a matrícula dos leiloeiros para atuação estadual, cabe ainda às juntas comerciais as atribuições de fiscalizar e disciplinar as atividades dos profissionais, como define a instrução normativa de nº 52 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), ao qual às juntas comerciais estão subordinadas quanto à legislação.

 

No encontro, também foi discutida a utilização de inteligência artificial de forma interna, auxiliando os analistas durante a verificação dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial. A funcionalidade está em fase de testes para ser implantada em Alagoas. Pernambuco, por sua vez, foi o primeiro estado do país a implantar IA nos andamentos da Junta Comercial.

 

Para o presidente da Jucepe, João Batista Alves, a visita estreita ainda mais os laços entre os estados: “É um prazer poder receber aqui os companheiros de Alagoas, porque é uma gestão que tem um compromisso público muito forte. Foi muito bom trocar experiências aqui e aproximar ainda mais as nossas Juntas Comerciais, e dizer que nós estamos sempre dispostos a estabelecer uma cooperação ainda mais forte de trabalho junto a Alagoas.”

 

Na visita desta terça, estiveram presentes também o secretário-geral da Juceal, Edvaldo Maiorano, o assessor técnico André Vanderlei, a secretária-geral da Jucepe, Jéssica Chagas, e a gerente da unidade de controle de leiloeiros da Jucepe, Juliana Brasil.