ENCONTRO

Pilar sedia o 1º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da Região Metropolitana

Por Daniel Borges / Ascom Secult Publicado em 28/04/2025 às 14:36
Gestores culturais da região metropolitana alinham estratégias para fortalecer bibliotecas e museus Lucas Borges e Tatiane Almeida / Ascom Secult

O município de Pilar foi palco do I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Metropolitana. Realizado no Cine Pilarense, o evento reuniu gestores culturais e profissionais dos onze municípios da região para discutir estratégias de fortalecimento das bibliotecas e museus como centros de memória, conhecimento e dinamização cultural.

 

Promovido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas e pelo Sistema Alagoano de Museus, vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o encontro, realizado na última sexta-feira (25), foi marcado por palestras, oficinas práticas e um bate-papo sobre os desafios e as perspectivas para a gestão cultural nos municípios.

 

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou o sucesso da iniciativa. "O encontro reforça nosso compromisso de transformar bibliotecas e museus em espaços vivos e ativos em suas comunidades. A troca de experiências entre os gestores e as oficinas realizadas são fundamentais para impulsionar novos projetos e fortalecer as políticas públicas de cultura em Alagoas", afirmou.

 

A coordenadora dos Sistemas de Bibliotecas Públicas e Museus, Mira Dantas, também destacou a importância do evento. "A aproximação com os municípios é fundamental para que possamos construir estratégias mais eficazes de gestão e dinamização cultural. Este encontro nos permite identificar demandas específicas de cada cidade e, juntos, buscar soluções que fortaleçam nossas bibliotecas e museus como centros de transformação social", enfatizou.

 

Durante a programação, os participantes acompanharam uma palestra sobre dinamização cultural, participaram de uma oficina sobre organização de acervos bibliográficos e museais, e realizaram um bate-papo para troca de experiências entre os municípios. O encerramento contou com a entrega de kits de livros para fortalecimento das bibliotecas públicas locais.

 

Visitas técnicas

 

Durante a semana, paralelamente ao encontro, foram realizadas visitas técnicas a equipamentos culturais de diferentes municípios. Em Pilar, a equipe conheceu a Casa da Cultura Arthur Ramos; em Santa Luzia do Norte, a Biblioteca Municipal Lindinalva Romeiro; em Atalaia, a Biblioteca Municipal; e, em Marechal Deodoro, a programação incluiu a Casa Museu Marechal Deodoro, o Museu Eclesiástico de Arte Sacra Dom Ranulpho e a Biblioteca Pública Professor Sebastião Grangeiro Neto.

“Isso é uma visita que nos traz frutos, frutos futuro e no futuro breve, pela organização, pela questão técnica, por tudo aquilo que uma biblioteca precisa ter. E, finalmente, nós recebemos essa visita com muito orgulho, com muita satisfação. Nós precisamos fazer com que se entenda que o livro físico existe e que ele precisa ser explorado”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia do Norte, Pedro Soares Santos.