EVENTO

Sefaz-AL participa de encontro nacional sobre Educação Fiscal no Tocantins

Por Ascom / Sefaz Publicado em 28/04/2025 às 15:09
Juliane Calheiros e Yuri Miranda representaram o estado de Alagoas Cortesia

A equipe de educação fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participou da 22ª Reunião do GT66 - Educação Fiscal e da 91ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal. O evento, encerrado na última sexta-feira (23), contou com a presença de diversos representantes de todo o país na cidade de Palmas (TO), com o intuito de destacar a relevância da educação fiscal para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

 

A chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, Juliane Calheiros, e o coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), Yuri Miranda, acompanharam as palestras, apresentações e discussões que aconteceram durante a programação das reuniões, destacando a comemoração dos 25 anos de atuação do Programa de Educação Fiscal do Estado do Tocantins.

 

Representando Alagoas, Yuri Miranda é um dos autores do artigo “Tributo e Bem-estar Social”, incluso na obra intitulada “Pesquisa sobre Educação Fiscal”, que visa conscientizar a população sobre a função dos tributos para financiar serviços públicos essenciais, incentivando a cidadania fiscal através do entendimento do ciclo do dinheiro público e do controle social, o que leva o cidadão a compreender seus direitos e deveres fiscais.

 

O evento foi essencial para discutir ações e políticas públicas relacionadas ao tema e teve espaço para novidades, como uma palestra sobre o livro 'Tax e Seus Amigos', obra que conscientiza as crianças de forma didática sobre o papel e a relevância dos tributos para os cidadãos, ganhadora do 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

 

Além disso, também foram abordados assuntos diversos, como a cidadania fiscal para as mulheres, aplicação da educação fiscal nas escolas de tempo integral e uma apresentação da Escola Nacional de Administração e Planejamento (ENAP) sobre os cursos que serão feitos na área de Educação Fiscal