SAÚDE

Curso sobre gestão de crise e mediação de conflitos transforma mentalidade e fortalece relações

Publicado em 26/05/2025 às 09:45
Conteúdo foi desenvolvido de forma dinâmica, com estudos de caso, simulações, debates e uso de ferramentas tecnológicas Ascom Uncisal

Transformar lideranças, fortalecer relações e melhorar a prestação dos serviços públicos. Esses foram alguns dos resultados vivenciados pelos servidores que participaram do curso Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflitos, promovido pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). 

 

A formação aconteceu de 19 a 23 de maio, na sede da escola, no Centro de Maceió, e foi conduzida pela instrutora Danielle Cândido, servidora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e especialista na temática. A iniciativa uniu teoria e prática com o objetivo de aprimorar as relações de trabalho e a qualidade da prestação de serviços no Estado.

 

O conteúdo foi desenvolvido de forma dinâmica, com estudos de caso, simulações, debates e uso de ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial. A proposta envolveu desde os fundamentos do conceito de crise até estratégias de liderança e escuta ativa. 

 

“Foi um treinamento mão na massa, com ferramentas aplicáveis ao cotidiano dos órgãos públicos. Essa iniciativa tem impacto direto na mudança de mentalidade e pode gerar ambientes mais saudáveis e produtivos”, destacou a instrutora Danielle.

A superintendente da Egal, Emmanuelle Trindade, acompanhou de perto o curso e fez questão de participar como aluna. Para ela, a experiência foi transformadora. 


 

“Todos nós, no serviço público, vivemos situações de conflito ou de crise. Aprender a diferenciar, a reconhecer os sinais e a intervir de forma assertiva é essencial para construirmos um Estado mais eficiente e conectado com as pessoas. A troca entre os servidores de diversos órgãos foi muito rica e certamente levamos para os nossos ambientes de trabalho técnicas valiosas”.

 

Entre os participantes, a avaliação foi unânime quanto à relevância do tema e à forma como foi conduzido. Para Klérik Laurindo, diretor da Escola Estadual Lions Pajuçara e servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o curso deveria ser pré-requisito para quem ocupa funções de liderança. 

 

“Lidamos com crises diariamente. Aprender a preveni-las e enfrentá-las é essencial. A professora Danielle foi espetacular na condução, trazendo exemplos reais, linguagem acessível e uma metodologia leve e envolvente”, pontuou.

A servidora da Uncisal Karine Ciríaco, coordenadora da Educação Permanente da universidade, também elogiou a proposta. 

 

“Aprendi que a mediação é uma forma pacífica de lidar com os conflitos, com empatia, escuta e construção conjunta. Violência nunca será uma opção. Esse curso trouxe reflexões profundas sobre como nos comunicamos e nos posicionamos”, disse. 

 

Para Gleide Vilela, técnica de Recursos Humanos do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), “o curso foi uma experiência enriquecedora para lidar com as situações do cotidiano profissional com técnica, empatia e de forma assertiva”. 


 

Ela acrescentou que a capacitação contribuiu significativamente para o aprimoramento das competências interpessoais e institucionais necessárias à resolução de conflitos no serviço público.

Servidores de unidades da Uncisal como Ambesp, Cedim, Etsal, Mesm, HEPR e do prédio-sede participaram, além de representantes de outros órgãos como Seplag, Seduc, Sesau, Semarh, Arsal, Gabinete Civil e Seris. 

 

Para Alberto Ribeiro, policial penal e assessor na Gerência de Alternativas Penais da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o curso trouxe inovação e autoconhecimento. 

 

“Além de técnicas de liderança e mediação, discutimos ferramentas de inteligência artificial e autogestão. Foi um aprendizado completo”.

 

Segundo a instrutora Danielle Cândido, a proposta foi sair da teoria e vivenciar a prática com foco na realidade do serviço público. “Os participantes são líderes natos — seja ocupando cargos de chefia ou exercendo sua autogestão no posto que ocupam — e mostraram um alto nível de engajamento e troca de experiências”. 

 

Para Danielle, o mérito da iniciativa é da Escola de Governo, que tem promovido formações com temas essenciais para o serviço público.

O curso foi estruturado em cinco módulos: fundamentos do gerenciamento de crises; mediação de conflitos; papel da liderança; ferramentas de comunicação e inovação; e roda de conversa. 

 

Cada etapa foi pensada para oferecer conceitos aplicáveis, sempre com foco na realidade do serviço público. “Foi uma troca rica, com muito comprometimento e desejo de mudança”, avaliou Danielle.

Novas turmas

Para os servidores que desejarem participar de uma próxima edição do curso Gerenciamento de Crise e Mediação de Conflitos, a Escola de Governo informa que há possibilidade de abertura de nova turma, mediante formação de grupo interessado. A formação também pode ser ofertada diretamente nos órgãos, no formato de turma fechada, desde que haja pelo menos 25 inscritos.

 

Órgãos interessados devem se articular junto à Egal pelo e-mail [email protected], apresentando informações sobre o tema do curso de interesse, justificativa, público-alvo, número de participantes e local, para alinhamento do projeto.

 

Informações completas sobre os cursos abertos estão disponíveis no site: capacitacao.al.gov.br