VIOLÊNCIA

Ônibus itinerante da Seprev leva cidadania e serviços gratuitos a Rio Largo

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev Publicado em 04/07/2025 às 15:33
Casa de Direitos realizou a emissão gratuita de mais de 20 documentos essenciais Brenno Kayck / Ascom Seprev

O ônibus itinerante da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) esteve em Rio Largo, nos dias 3 e 4 de julho, levando uma série de serviços gratuitos de cidadania, orientação jurídica, inclusão social e prevenção à violência. A ação foi realizada em parceria com o Procon/AL e somou 366 atendimentos.

 

A estrutura móvel esteve na Associação Margarida Procópio, no Complexo Residencial Brasil Novo, e funcionou durante todo o dia com as equipes da Casa de Direitos, da Rede Acolhe e do Procon, oferecendo um leque completo de serviços gratuitos.

 

A Casa de Direitos realizou a emissão gratuita de mais de 20 documentos essenciais, além de orientações jurídicas e atendimentos voltados para garantia de direitos e acesso à Justiça.

 

O Procon/AL esteve presente com uma equipe técnica orientando os consumidores sobre seus direitos, registrando reclamações e tirando dúvidas da população.

 

Também foram disponibilizados os atendimentos da Rede Acolhe, com a oferta de tratamento gratuito e voluntário para dependência química e o suporte dos psicólogos e assistentes sociais da rede. As equipes também realizaram ações de conscientização sobre os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas.

 

Para o secretário de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, o ônibus itinerante é uma ferramenta fundamental para aproximar os serviços oferecidos pelo Estado da população.

 

“Com o ônibus itinerante, levamos cidadania e dignidade a quem mais precisa. Ao descentralizar esses serviços, o Governo de Alagoas reduz desigualdades e promove direitos, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirmou o secretário. 

 

Fernando Holanda destacou ainda que a iniciativa integra o plano de interiorização dos serviços ofertados pelo Governo do Estado. O ônibus itinerante irá contemplar os 102 municípios alagoanos, com atenção especial às regiões com maior índice de vulnerabilidade social.