Como empreender no frio: estratégias criativas que aquecem vendas em Alagoas
Empreendedoras de diferentes segmentos mostram como adaptar negócios às mudanças climáticas com inovação e planejamento sazonal
O estado de Alagoas é conhecido por seu litoral de águas cristalinas, recifes de corais e dias ensolarados. Mas, entre junho e setembro, enfrenta seu período mais frio, marcado por chuvas intensas. Apesar de não ser um frio rigoroso, esse clima afeta diretamente os negócios, exigindo criatividade para manter o fluxo de vendas. É o que têm feito as empreendedoras Ywcleane, Rayane e Fágna, que encontraram soluções inteligentes para se destacar.
Para manter as vendas aquecidas, Ywcleane Cerqueira, proprietária da loja Queen Story, apostou em peças versáteis, cores que estão em tendência e vitrines atrativas, que podem ser usadas em diferentes épocas, garantindo atemporalidade. “Estamos em parceria com uma consultora de moda para criar conteúdos com dicas de looks, o que ajuda bastante no engajamento e nas vendas nesse período”, explica Ywcleane.
Além dessa prática, a empreendedora também apostou em uma campanha de marketing para engajar a clientela. “Fizemos promoção para troca de coleção, junto com uma preview de outono/inverno. Adesivação na vitrine e fizemos collab com lojas de joias para criação de conteúdo e lançamento da nova coleção. Além de apostarmos na criação de conteúdo com uma social mídia para postagem no Instagram”, destaca.

Sabores que aquecem
No sertão alagoano, onde as noites são mais frias, Rayane Berto encontrou uma oportunidade. À frente da recém-inaugurada Tapiocaria Nordestina, no Mirante do Carvalho, em Água Branca, a empreendedora trouxe para o cardápio o chocolate quente, para aquecer e adoçar as refeições dos seus clientes.
“Nossa tapiocaria fica em uma área mais fria da cidade, então decidi incluir chocolate quente, além de caldinho de camarão e café no cardápio. É um carinho a mais com os clientes. Eu não vendo só comida, eu vendo amor. Tudo é feito com dedicação, empenho e muito carinho”, destaca Rayane.
Empreendedora desde nova, Rayane começou a trabalhar vendendo laranjas na feira para ajudar os pais, agricultores, a complementar a renda da família. Depois disso, passou a vender trufas e, mais tarde, trabalhou em diferentes áreas, principalmente no ramo da alimentação, onde ganhou experiência para abrir seus próprios empreendimentos: a lanchonete Espetos Nordestinos e a Tapiocaria Nordestina.
O negócio, que começou com ela e sua irmã, hoje já conta com quatro colaboradores e uma clientela fiel. Sempre buscando inovar, a empreendedora desenvolveu molhos artesanais para a lanchonete, e na tapiocaria criou opções específicas para o público infantil, como as tapiocas doces, com Nutella e confeitos.
“Empreender aqui é desafiador, mas acredito no turismo e no potencial das pessoas. Falta oportunidade, mas não falta talento. Empreender virou parte do meu DNA e o Sebrae esteve comigo nesse processo, desde a formalização até as capacitações, que são fundamentais para o meu crescimento”, conta Rayane.

Aconchego na serra
Inspirada no clima ameno da Serra das Flores, também em Água Branca, Fágna Fortes criou a Caza Fortes, chalés pensados para casais que buscam refúgio e tranquilidade. Com a chegada do frio, ela incluiu fogueira ao ar livre, marshmallows para assar e música ao vivo com sax ao pôr do sol, criando uma experiência romântica única.
“Sempre amei empreender e essa época do inverno é muito boa, porque posso oferecer um destino romântico para casais, ótimo para apreciar um bom vinho. A ideia de trazer uma fogueira surgiu das minhas experiências de viagens e de gostar das histórias que são contadas, risadas compartilhadas e memórias criadas ao redor do fogo. O fogo de chão cria uma atmosfera calorosa, perfeita para casais que buscam conexão e momentos especiais a dois, principalmente à noite ou em dias de frio na serra”, conta Fágna.
Ela destaca que seu foco é criar experiências memoráveis em um cenário exclusivo. “Só recebemos casais e, por isso, tudo foi pensado para criar ambientes que remetem ao romance. Em meio à rotina corrida das cidades, o fogo de chão transmite uma sensação de refúgio, como se o tempo desacelerasse. Isso é exatamente o que os casais buscam em uma escapada romântica. As capacitações voltadas para qualidade no atendimento ao cliente e planejamento estratégico do Sebrae foram fundamentais para esse período”, destaca.

Estratégia
Seja no ramo da moda, culinária ou hoteleiro, o fundamental é ter criatividade e um planejamento sazonal para se adequar às mudanças climáticas e seguir com um fluxo de vendas e produção estáveis para manter sua clientela fiel, como destaca a analista do Sebrae Alagoas, Carolina Ávila.
“No setor de moda, recomendamos compras com antecedência de 4 a 6 meses, priorizando peças versáteis e mini coleções com giro rápido. Isso evita estoque parado e liquidações”, orienta.
Para os outros segmentos, o planejamento das ações digitais estratégicas se tornam essenciais. ““Períodos sazonais pedem campanhas online bem elaboradas. Invista em marketing digital, consultorias e conteúdo que eduque o cliente, como dicas de uso de produtos e experiências” finaliza Carol.