Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca

Com o objetivo de inspirar futuras gerações e apresentar a diversidade de carreiras na área forense, a policial científica Jasmine Lima, do Instituto de Criminalística do Agreste, em Arapiraca, participou de um projeto sobre profissões na Escola Nossa Senhora de Lourdes. A iniciativa, buscou ampliar os horizontes dos estudantes sobre as diversas possibilidades profissionais que contribuem para o combate à violência no estado.
Convidada por uma professora da disciplina de socioemocional, a auxiliar de perícia conversou com aproximadamente 40 alunos dos 6º e 7º anos. Durante o encontro, Jasmine Bezerra compartilhou sua experiência profissional e detalhou o trabalho desenvolvido pela Polícia Científica de Alagoas (PolC/AL).
A instituição é responsável pelas perícias criminais no estado, atuando em conjunto com outros órgãos da segurança pública e com a Justiça. A apresentação destacou a pluralidade de formações acadêmicas que compõem o quadro da Polícia Científica, ressaltando como diferentes áreas do conhecimento são fundamentais para a elucidação de crimes.

A interação com os jovens estudantes é vista como uma oportunidade de despertar o interesse pela ciência e pela justiça, além de desmistificar o trabalho pericial. "Para mim, foi super gratificante receber esse convite e poder inspirar os pequenos na escolha da profissão que vão seguir", declarou a policial científica.
Ações como essa reforçam a importância da educação profissional na formação curricular de jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. A unidade do Instituto de Criminalística (IC) no Agreste, sediada em Arapiraca, atende a 56 municípios da região, sendo um polo crucial para a produção de provas técnicas.