PARCERIA

Sebrae Alagoas e TCE firmam acordo para ampliar participação de pequenos negócios nas compras públicas

Iniciativa prevê a integração dos dados oficiais do TCE/AL a uma plataforma de Business Intelligence (BI) permitindo transparência e análise estratégica de contratações em todo o estado

Por Lílian Santos Publicado em 19/08/2025 às 18:32
Parceria entre Sebrae Alagoas e TCE/AL fortalece transparência e amplia oportunidades para pequenos negócios. Foto: Julio Vasconcelos

O Sebrae Alagoas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) assinaram, na segunda-feira (18), um acordo de cooperação técnica para criação de uma ferramenta digital que vai identificar, acompanhar e comparar a participação de micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras públicas estaduais e municipais. O convênio foi formalizado pelo superintendente do Sebrae Alagoas, Domício Silva; pelo diretor técnico, Keylle Lima; e pelo presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo.

A iniciativa prevê a integração dos dados oficiais do TCE/AL a uma plataforma de Business Intelligence (BI), desenvolvida pelo Sebrae Alagoas. A ferramenta disponibilizará, de forma organizada, informações atualizadas sobre licitações e contratos, permitindo que gestores públicos, empresários e a sociedade civil tenham acesso a indicadores que mostram quantas e como o poder público está contratando micro e pequenas empresas.

“É uma cooperação de dados e informação que visa, sobretudo, fortalecer os territórios por meio das compras públicas. O Sebrae tem uma atuação expressiva nesse segmento e essa ferramenta vai nos ajudar na tomada de decisão e no apoio que prestamos aos municípios”, destacou o superintendente Domício Silva.

Sebrae Alagoas e TCE/AL formalizam acordo para ampliar a participação de MPEs nas compras públicas. Fotos: Julio Vasconcelos

O presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo, reforçou que a parceria vai ampliar o apoio à gestão pública com foco em qualificação dos gestores: “O Sebrae tem experiência na integração com os municípios e no desenvolvimento de políticas públicas, e isso converge com o que o Tribunal de Contas defende: a capacitação de gestores com foco em eficiência e transparência”, pontuou.

Participaram ainda do encontro a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae, Ludmila Cruz; a gerente de Relacionamento Empresarial, Fátima Aguiar; a gerente de Ambiente de Negócios, Íria Almeida; e a assessora da Superintendência, Renata Fonseca.

Para a gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Alagoas, Íria Almeida, a ferramenta contribuirá diretamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no estado. “Com relatórios e indicadores claros sobre o perfil das compras públicas, as MPEs terão melhores condições de se preparar e disputar contratos com o governo, transformando o poder de compra do Estado em um vetor de desenvolvimento local. Esse convênio não apenas fortalece a transparência e a eficiência do gasto público, mas também amplia o acesso dos pequenos negócios ao mercado governamental”, afirmou.

*Com informações do Tribunal de Contas do Estado.