REUNIÃO

Setor produtivo apresenta demandas referentes à defesa agropecuária de Alagoas ao governador Paulo Dantas

Por Senar Comunicação Publicado em 20/08/2025 às 11:56

O presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, esteve reunido na tarde desta terça-feira (19), com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, para discutir assuntos relacionados à Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Estiveram presentes a secretária Aline Rodrigues, da Seagri, o presidente da Adeal, Marco Albuquerque; o superintendente do Sebrae e presidente da ACA, Domício Silva; além de assessores do governo e da Faeal. Na oportunidade, Dantas recebeu, oficialmente, a credencial internacional da mudança de status de febre aftosa, que reconhece Alagoas como zona livre sem vacinação.  

“O setor produtivo apresentou ao governador a necessidade de reformular a legislação da agência, que vai permitir o reajuste da Guia de Trânsito Animal (GTA), cujo valor está defasado. Também debatemos outros pleitos referentes às exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre o controle sanitário, incluindo a necessidade de concurso público para a Adeal”, afirmou Álvaro Almeida.

Ele lembrou que todos esses encaminhamentos já haviam sido antecipados em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, no começo deste ano, quando ele assumiu interinamente como governador em exercício e garantiu que o setor também vai buscar o apoio dos parlamentares quando necessário. 

“Os poderes constituídos já têm conhecimento dessas necessidades de adequação da agência às normas do Mapa. Recentemente, tivemos o reconhecimento internacional de zona livre da febre aftosa sem vacinação, mas temos que continuar cumprindo com as exigências regulatórias”, completou.

O presidente Álvaro Almeida informou ainda que o governador Paulo Dantas foi, como sempre, muito receptivo e acatou as demandas do setor produtivo. Ele prometeu agilidade e encaminhou as matérias jurídicas à Procuradoria Geral do Estado, via Gabinete Civil. “Temos certeza de que o governador vai promover essas adequações no nosso sistema de defesa e inspeção para que Alagoas continue evoluindo no setor agropecuário”, concluiu.