Rede de Atenção e SSP promovem capacitação para atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência

A Rede de Atenção às Violências (RAV) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) promoveram, nesta quinta-feira (21), uma capacitação sobre atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência. A ação, que reuniu mais de 100 agentes da Segurança Pública de Alagoas, ocorreu no cinema do Partage Shopping, em Arapiraca, e foi destinada aos policiais civis, escrivães e delegados do Agreste alagoano.
A capacitação aconteceu em continuidade às ações alusivas ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Além da RAV, o evento foi organizado pela Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), vinculada à SSP.
Durante o evento, a psicóloga da RAV, Keyla Cristine, ressaltou a integração da Saúde e Segurança Pública na garantia de um atendimento mais humanizado e acolhedor às vítimas. “Fizemos um trabalho de sensibilização junto aos policiais civis para que compreendam as nuances da violência doméstica. Apresentamos os tipos de violência doméstica, assim como o perfil da vítima atendida pela Rede e destacamos a importância de se fazer um acolhimento humanizado”, completou.
A coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) da Polícia Civil de Alagoas, delegada Ana Luiza Nogueira, destacou a importância da atuação da Sala Lilás, ligada à RAV, para as mulheres vítimas de violência. “Nós, enquanto agentes da Polícia Civil, sabemos que o depoimento de uma mulher que sofreu violência não segue uma cronologia e isso torna a oitiva mais demorada. Porém, quando essa vítima passa por um atendimento psicológico, ela chega mais fortalecida e traz os fatos com mais clareza. Desta forma, o nosso trabalho de atender outras vítimas se torna ainda mais eficaz”, ressaltou a delegada.
Participaram da qualificação a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do CODE, Paula Mercês; a gerente executiva da RAV, Laura Oliveira; e a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Arapiraca, Daniela Camargo.