Comunidade Doce Mãe de Deus celebra 18 anos de missão em terras alagoanas
A celebração Eucaristica em ação de graças pelos 18 anos de missão em Maceió e os 32 anos de fundação acontecerá na próxima sexta-feira (29), às 20h no Centro de Evangelização no bairro da Gruta de Lourdes

Fundada em 29 de agosto de 1989, dia em que a Igreja celebra o Martírio de São João Batista, a Comunidade Católica Doce Mãe de Deus completa neste ano 36 anos de fundação. Reconhecida como Associação Privada de Fiéis pela Arquidiocese da Paraíba em 15 de abril de 2001, a Comunidade se expandiu e hoje está presente em diversos estados do Brasil e também na França. Sua espiritualidade é vivida através da Comunidade de Vida e da Comunidade de Aliança, duas formas de consagração que, unidas, expressam o mesmo carisma.
Em Maceió, a missão foi iniciada em 20 de agosto de 2007, a convite de Dom Antônio Muniz Fernandes, então arcebispo da Arquidiocese. Os primeiros missionários foram acolhidos na Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, sob o pastoreio do padre Márcio Fabiani. Posteriormente, a missão passou pelo Vergel e, atualmente, está instalada na Gruta de Lourdes.
“Foi uma experiência bastante nova de vida fraterna. Algo novo para a vida paroquial. Os fiéis não compreendiam bem a realidade, alguns olhavam com desconfiança, só aos poucos, com os trabalhos de evangelização, a fraternidade foi envolvendo todos os paroquianos”, recorda o Pe. Márcio Fabiani. Para ele, a grande contribuição da Comunidade para a Igreja de Maceió é a evangelização: “A dinâmica de uma Igreja em saída encontrou na comunidade sua expressão autêntica de acolhida, amor fraterno e solidário.”
A missão em Maceió sempre se destacou pela criatividade no anúncio do Evangelho. A Comunidade realizou eventos que marcaram gerações de jovens, como a Vigília Jovem, o Jovenicamp, o Jovenipraia, o Jovenitrilha, entre outros, como os retiros de carnaval. No campo social, realizou projetos como Mãe da Ternura, no Jacintinho, e Pra Deus, junto a dependentes químicos, além do atual Anjos nas Ruas, que mensalmente leva alimento e palavra de esperança às pessoas em situação de rua.
As artes também se tornaram uma forte expressão missionária. Musicais como Celebrar a vida, Francisco, o Santo que amou a pobreza e Seu nome é Maria emocionaram e evangelizaram multidões em diferentes lugares.
Leila Pinto, que estava entre os primeiros que fundaram a missão em 2007 e que à época era a responsável local, relembra os desafios e frutos desse início:
“O primeiro desafio era chegar em Maceió, porque sentíamos que aqui havia um diferencial. O carisma já tinha sido lançado, as sementes já tinham sido plantadas. Então foi desafiador, e o maior desafio era desbravar um novo tempo. Hoje, o fruto que colhemos é a fidelidade dos que chegaram e permaneceram. Esse é o fruto que a gente colhe da vida missionária, às situações passam, mas a fidelidade de cada um é o que marca. A força do carisma é um chamado fecundo.”
Ela também destacou o caminho de comunhão vivido ao longo dos anos:
“Houve sempre comunhão entre os irmãos, com as paróquias, com outras comunidades (Francal), com a Arquidiocese pela pessoa de Dom Antônio, e na vida do Pe. Márcio, que sempre foi sinal do cuidado divino. Também não posso deixar de citar a RCC, que foi alicerce para a vida da missão, desde a abertura das portas até o suporte nos caminhos trilhados juntos.”
Amigos e fiéis também testemunham os frutos dessa presença. Malu Dantas, amiga da obra, falou para nós:
“A Comunidade impactou não só a minha vida, mas também a da minha família. Foi num momento de dor que o Senhor nos mostrou sua misericórdia, e foi muito bonito e forte. A experiência que mais me tocou foi a intimidade com Deus, entender que Ele é o Senhor de nossas vidas. Destaco a devoção a Nossa Senhora como diferencial da Comunidade. Em uma palavra, eu definiria a Doce Mãe de Deus como pertença ao amor de Jesus Cristo.”
A Comunidade Católica Doce Mãe de Deus celebra com alegria e gratidão esses 18 anos de missão em Maceió e 36 anos de fundação, reconhecendo a fidelidade de Deus em cada etapa da caminhada. São anos marcados por desafios, mas também por muitos frutos de evangelização, vida fraterna e serviço à Igreja. Ao olhar para trás, a Comunidade vê uma história construída na fidelidade de Deus e no “sim” generoso de tantos irmãos e amigos que ajudaram a semear e cultivar esse carisma na capital alagoana. Este é também um tempo de renovar a esperança no futuro e de reafirmar o desejo de continuar evangelizando com criatividade, alegria e ardor missionário, servindo sempre à Igreja e ao povo de Deus.
Ailma Maria, responsável local pela comunidade hoje afirma que: A Comunidade Doce Mãe de Deus é de fato esse sinal da Suprema Presença. Um lugar onde muitos encontram a Paz. Através dos grupos de oração, da adoração toda quinta-feira, do Santo Sacrifício da Missa, da partilha da mesa que promove tantas vezes o encontro fraterno, a Doce Mãe de Deus em Maceió segue cumprindo o seu chamado nesta terra de missão. Nos eventos realizados, na comunhão com a paróquia e com a arquidiocese, e em tudo que vem sendo pouco a pouco resgatado na atualidade da missão, nós nos voltamos para o essencial de nossas vidas: Ser Testemunha do Mistério da Salvação de Cristo pelo amor da Santa Cruz.
A celebração desses 18 anos acontecerá na próxima sexta-feira, 29 de agosto, às 20h, no Centro de Evangelização, com a Santa Missa em ação de graças. A Comunidade Doce Mãe de Deus convida todos os amigos, benfeitores e fiéis a se unirem neste momento festivo, para juntos louvarmos ao Senhor pela sua obra e renovarmos nosso compromisso de anunciar o Evangelho.
Serviço:
Instagram: @doceamaededeusmaceio Facebook: CDMD Missão Maceió YouTube: Doce Mãe de Deus Maceió Endereço: Rua Germano Lopes Cordeiro, 115 Gruta de Lourdes Telefone: 82 98218-0947
Programação semanal:
Santa Missa: Domingo: 11h15 Terça a Sexta: 6h30 Quarta-feira: Grupo de Oração Nossa Senhora de Pentecostes às 20h Quinta-feira: Adoração ao Santíssimo Sacramento: das 7h às 22h Quinta-feira: Grupo Nossa Senhora do Rosário às 20h (Diante de Jesus Eucarístico) Quinta-feira: Atendimento (por agendamento)