Reconhecimento facial localiza suspeito de estupro de vulnerável na Feirinha do Tabuleiro
As câmeras do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) localizaram, na tarde desta quinta-feira (16), um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. A identificação ocorreu por meio do sistema de reconhecimento facial instalado no totem de segurança da Feirinha do Tabuleiro, na parte alta de Maceió.
Ao detectar a presença do suspeito, o sistema emitiu um alerta automático para o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), que repassou as informações ao supervisor militar. Em seguida, militares da 5ª Companhia foram acionados e, em ação rápida, conseguiram localizá-lo e prendê-lo.
O homem foi conduzido à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhado à Delegacia do 5º Distrito Policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou a importância do investimento em tecnologia para o fortalecimento das ações de inteligência e prevenção.
“O sistema de reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta fundamental no enfrentamento à criminalidade. Essa prisão é mais um exemplo de como o uso da tecnologia, aliado ao trabalho integrado das forças de segurança, garante resultados concretos e mais segurança para a população”, afirmou o secretário.
Atualmente, Alagoas conta com câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda Maceió e Arapiraca, além de 11 totens de segurança — sendo nove na capital (Feirinha do Tabuleiro, Calçadão do Centro, Corredor Vera Arruda, Maceió Shopping, Parque Shopping, Pátio Shopping, Marco dos Corais, Jacintinho e Praça Multieventos) e dois em outros municípios: Arapiraca e Marechal Deodoro (Praia do Francês).