Pesquisa da Ufal é premiada em Congresso Nacional de Enfermagem
Estudo desenvolvido durante mestrado conquista segundo lugar na modalidade oral científica no 17º Congresso Brasileiro da SOBECC
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi destaque no 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. O estudo intitulado “Associação do tempo de internação e gravidade da infecção de sítio cirúrgico: estudo epidemiológico transversal”, realizado pelo enfermeiro Anderson Moreira, sob orientação da professora Thaís Honório, conquistou o segundo lugar na categoria oral, dentre mais de 300 trabalhos inscritos.
O estudo, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), tem como objetivo investigar a associação entre o tempo de internação e a gravidade da infecção de sítio cirúrgico (ISC), contribuindo para a identificação e redução de fatores de risco, além de promover a segurança do paciente e a eficiência dos cuidados no ambiente hospitalar, garantindo assim uma maior qualidade de vida ao paciente. “Atuo na área perioperatória há pelo menos 20 anos e ter esse reconhecimento em um evento dessa dimensão foi especial. Estávamos confiantes na qualidade do estudo, desenvolvido com base em uma metodologia científica robusta e de rigor ético e técnico", contou a professora Thaís Bernardo
A premiação reforça o papel da Ufal na produção científica nacional e o impacto das pesquisas desenvolvidas na instituição. “Estar entre os premiados num congresso desse porte valoriza a ciência e motiva nossa comunidade acadêmica a continuar investindo na pesquisa como ferramenta de transformação e qualificação da prática em enfermagem. Agradeço imensamente aos alunos e colaboradores do grupo de pesquisa pelo empenho e dedicação”, concluiu Thaís.
O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) e que este ano aconteceu entre os dias 1º e 3 de outubro, em São Paulo, é considerado um dos mais importantes da área de Enfermagem perioperatória no país e contou com palestrantes nacionais e internacionais.
Os próximos passos da pesquisa incluem o aprofundamento do tema por meio de novos estudos e projetos de iniciação científica aprovados no ciclo 2025-2026, tanto pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Ufal) quanto pelo Programa de Iniciação Científica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (PIC/HU), buscando ampliar o conhecimento sobre infecções cirúrgicas, fortalecer práticas clínicas seguras e formar profissionais capacitados para atuar na prevenção e controle dessas ocorrências em ambientes hospitalares.
SOBBECC
A Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) é uma das principais entidades de referência da enfermagem perioperatória no Brasil. Fundada em 1976, ela atua na promoção do conhecimento técnico-científico e no fortalecimento da prática profissional nas áreas de centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização, reunindo enfermeiros, técnicos e estudantes comprometidos com a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente cirúrgico.
O Congresso Brasileiro da SOBECC, realizado anualmente, é considerado o maior evento nacional da área, reunindo pesquisadores, docentes e profissionais de todo o país e do exterior para discutir avanços científicos, tecnológicos e assistenciais na enfermagem perioperatória.