Outubro Rosa: Samu 192 promove roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama
 
						Em mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Alagoas realizou uma roda de conversa nesta quarta-feira (29), sobre prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Voltado aos servidores da instituição, o evento teve como palestrante a médica socorrista do Samu e cirurgiã oncológica, Dra. Myra Leão.
A especialista destacou que, embora fatores hereditários e ambientais influenciam no surgimento da doença, muitos dos principais fatores de risco são modificáveis. “O diagnóstico do câncer dobrou nas últimas duas décadas — em 2000, eram 10 milhões no mundo; em 2020, já eram 19,3 milhões. Isso mostra a urgência de adotarmos medidas preventivas”, afirmou a médica.

Dra. Myra explicou que alimentação inadequada, exposição prolongada a hormônios, menarca precoce, menopausa tardia, gestação após os 35 anos, nuliparidade (nunca ter tido filhos) e não amamentar são fatores que aumentam o risco. Além disso, estilo de vida sedentário, tabagismo, consumo excessivo de álcool e hábitos alimentares ruins também contribuem para o desenvolvimento da doença.
Apesar dos riscos, a médica reforçou que o câncer de mama tem tratamento e que o diagnóstico deve ser feito de forma personalizada. “É fundamental procurar um oncologista clínico, realizar exames de rotina e, se necessário, seguir com radioterapia, cirurgia ou outras terapias indicadas. O tratamento é sempre multidisciplinar”, disse. Ela também chamou atenção para o fato de que homens também podem desenvolver câncer de mama, embora em menor incidência, e devem estar atentos aos sinais.
Prevenção
A coordenadora geral do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, destacou a relevância do tema para toda a equipe. “A conversa foi muito importante, especialmente porque várias servidoras do Samu já enfrentaram o câncer de mama, passaram pelo tratamento, ressignificaram suas vidas e hoje estão bem. Isso nos mostra que, com prevenção e cuidado, é possível vencer a doença”, afirmou. Para ela, a prevenção é a melhor estratégia, e a alimentação adequada e gestão do estresse são duas práticas essenciais para reduzir os riscos.
A servidora Eulália Perciano, assistente administrativa do Setor de Saúde Ocupacional, reforçou o impacto positivo do evento. “A iniciativa de trazer a Dra. Myra Leão para ministrar essa palestra foi extremamente importante. Ajuda na conscientização sobre o diagnóstico precoce, incentiva o autocuidado e, acima de tudo, pode salvar vidas”, disse.

Cícera Martins de Freitas, que trabalha no Setor de Apoio da Coordenação Administrativa, ressaltou que participar da palestra sobre câncer de mama foi de grande importância, pois contribuiu para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Segundo ela, foi possível esclarecer dúvidas, conhecer os fatores de risco e compreender a relevância do autoexame e dos exames de rotina, como a mamografia. E que, além de informar, a palestra estimulou o autocuidado e hábitos de vida saudáveis, promovendo a saúde física e emocional. "A roda de conversa também fortalece a rede de apoio entre as mulheres e incentiva a multiplicação do conhecimento, ajudando a salvar vidas por meio da informação”, completou a servidora.
Ao final da apresentação, os participantes puderam tiraram dúvidas sobre prevenção, sinais de alerta e tratamento. A organização do evento contou com a colaboração da coordenação geral, setor de Psicologia, Serviço Social e de Saúde Ocupacional, demonstrando o compromisso institucional com a saúde integral dos servidores e da população.
“Além do seu papel de salvar vidas, com ações como essa o Samu Alagoas atua também como agente de promoção à saúde e prevenção de doenças, especialmente em um mês tão simbólico quanto o Outubro Rosa, comentou o secretário de Estado da Saúde de Alagoas, médico Gustavo Pontes de Miranda.
