SAÚDE

Secdef realiza seminário para tratar sobre transtorno de acumulação de animais

Por Marcelo Alves / Ascom Secdef Publicado em 29/10/2025 às 17:04
<p class="font-12"></p>

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promove nesta quinta-feira (30), seminário para debater a compreensão multidisciplinar sobre o transtorno de acumulação de animais. O evento ocorrerá das 8h às 16h, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL), que fica na Praça Bráulio Cavalcante, no Centro.


O III Seminário Estadual de Bem-Estar Anima é direcionado aos profissionais e estudantes das áreas de medicina veterinária e direito, bem como aos que atuam com saúde mental e proteção animal. O evento também é destinado aos agentes da segurança pública.

 

O seminário tem o objetivo de discutir e promover a compreensão multidisciplinar sobre o transtorno de acumulação de animais, sob a perspectiva da saúde, bem como debater suas implicações para o bem-estar animal e humano.

 

Durante o evento, também serão tratadas as abordagens adequadas para a identificação, intervenção e prevenção deste transtorno, com foco na colaboração entre profissionais da saúde mental, veterinária e proteção animal. O seminário contará com quatro palestras que serão proferidas por profissionais de diferentes áreas de atuação.

O professor-adjunto do setor de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, Müller Ribeiro Andrade, vai proferir palestra sobre o tema “Animais em situação de acumulação: interações complexas entre pessoas”.

Já o especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Andrey Ferreira da Silva vai abordar as “Práticas para a produção do cuidado voltado a pessoas em situação de acumulação”.

Com especialização em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Anny Rafaella Alcântara do Nascimento, vai abordar o tema: “O perfil psicológico do acumulador de animais”.


Já o advogado Romulo Vinicius Guimarães, com pós-graduação em Direito Animal e Prática Jus animalista, vai tratar sobre “Dignidade animal: abordagem jurídica e humanitária nos casos de acumulação”.