AGROPECUÁRIA

Seagri e Adeal lançam Campanha de Atualização Cadastral do Rebanho 2025 no Parque da Pecuária

Por Ascom Seagri e Adeal Publicado em 29/10/2025 às 17:10
Lançamento da campanha se dará na Expoagro 2025 Ascom Seagri

O secretário de Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Marcelo Melo, e o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marco Albuquerque, lançam a Campanha de Atualização Cadastral do Rebanho 2025 nesta quinta-feira, (30), às 17h, no estande da Seagri, no Parque José da Silva Nogueira, durante a 75ª Expoagro Alagoas, em Maceió.


A atualização cadastral, que tem início oficialmente no dia 1º de novembro e segue até o dia 30, é obrigatória e deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, aves, abelhas e peixes, além de outros animais aquáticos.

A iniciativa é uma das condicionantes para a manutenção de Alagoas com o status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização de Saúde Animal (OMSA) em maio passado.

A declaração pode ser feita de forma online, por meio do Sistema Informatizado da Adeal - o Sigeal, para os criadores já cadastrados na plataforma ou de forma presencial nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVS). 

Declaração


Para fazer a declaração, o produtor deve apresentar os documentos de RG e CPF, além do comprovante de residência e do georreferenciamento atualizado da propriedade, assim como o número de telefone e e-mail.

A Adeal alerta que o produtor que não fizer a atualização cadastral, além de inadimplente com a agência de defesa estadual, estará sujeito às sanções administrativas previstas por lei, a exemplo do bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

O Formulário de Atualização Cadastral de Rebanhos está disponível no site da Adeal - https://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/ - para facilitar o preenchimento prévio dos dados.