POLÍTICA ENERGÉTICA

Alagoas aposta na produção de gás e biometano para reduzir emissões e modernizar matriz energética

Por Juliana Gomes/ Ascom Sedics Publicado em 30/10/2025 às 15:33
Reunião aconteceu na sede da Sedics, no bairro do Jaraguá, em Maceió Juliana Gomes / Ascom Sedics

O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) promoveu, nesta quarta-feira (29), a 56ª reunião reunindo representantes do governo, setor energético e entidades civis para debater ações voltadas à modernização da matriz alagoana. Entre os principais pontos, foram apresentadas estratégias para ampliar a produção de gás, incentivar o uso de biometano e acelerar a descarbonização no estado.

Presidida pela secretária do Desenvolvimento, Alice Beltrão, e pelo superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macêdo, a reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Um dos destaques foi a apresentação do diretor técnico-comercial da Algás, Fábio Morgado, que mostrou projetos voltados ao crescimento sustentável, produção de biometano e redução de emissões na mobilidade urbana.

Para a secretária Alice Beltrão, o debate sobre descarbonização é urgente e endossa o objetivo do Governo de Alagoas com a transição para uma economia mais limpa. 

“São mudanças necessárias e temos que educar as próximas gerações para termos um planeta saudável. Os números apresentados sobre a redução de gases poluentes com o uso de gás natural são expressivos. Estamos no caminho certo”, destacou.