EVENTO

Diretora de Comunicação da PM representa corporação em congresso

Por Ascom PMAL Publicado em 31/10/2025 às 07:59
Tenente-coronel Josiene Lima foi uma das painelistas no Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo Ascom PMAL

“Cerimonial Militar: construindo pontes entre a tradição e o protocolo” foi o tema da apresentação da tenente-coronel Josiene Lima, em painel do 29º Congresso Nacional de Cerimonial e Protocolo, o Concep 2025, na quinta-feira (30). Em sua fala, a oficial destacou a importância da função: “O cerimonial militar não é apenas forma, é expressão de valores. Quando o cerimonialista entende isso, ele não apenas organiza um evento — ele preserva a tradição e comunica o respeito entre instituições”. 

A diretora de Comunicação Social da PM alagoana compartilhou sua expertise e vivências, pontuando aspectos específicos dos ritos militares como hierarquia, disciplina e precedência em solenidades com guarda de honra e cerimônias com apresentação da tropa, por exemplo. 

A painelista é graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal); especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro de Ensino Superior de Maceió; em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade Castelo Branco; em Comunicação Social e em Coordenação Pedagógica, ambos pelo Centro de Altos Estudos do Exército Brasileiro. Entre outras qualificações, está o mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia do Barro Branco da PM do Estado de São Paulo.

É também a primeira mulher do quadro de Oficiais do Estado-Maior a integrar o Alto Comando da Corporação e está à frente da Diretoria de Comunicação Social (DCS) desde maio de 2024.

CONCEP 2025

Com o tema “Nas brumas do Cerimonial, a tradição nos guia, o futuro nos move”, o palco do evento, que iniciou na última quarta-feira (29) e segue até a sexta-feira (31), é o Hotel Best Western Premier Maceió, no bairro Pajuçara.

O Concep 2025 é promovido pelo Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP/Brasil). Em quase três décadas de realização, consolida-se como o maior evento técnico-científico da área, reunindo profissionais de todo o país. Esta edição contabilizou centenas de participantes, em um público formado por profissionais de governos, empresas privadas, instituições de ensino e terceiro setor, cerimonialistas, mestres de cerimônias, gestores de eventos, relações públicas e áreas afins.