EVENTO

Seris participa da Bienal do Livro com debate e lançamento de obra sobre liberdade religiosa em unidades prisionais

Programação reúne lançamento de livro, exposição de projetos, palestras e mesas de diálogo sobre educação, cidadania e ressocialização no sistema prisional alagoano

Por Regina Carvalho / Ascom Seris, com Ascom PF Publicado em 31/10/2025 às 14:30
<p class="font-12"></p> Jorge Santos / Ascom Seris

O sistema prisional alagoano marca presença na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas neste domingo (2), com debate e lançamento do livro sobre liberdade religiosa nas unidades prisionais, de autoria da professora e pesquisadora Elaine Pimentel. As atividades começam às 18h e seguem até 21h, na Sala Mangaba, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

A Bienal segue até 9 de novembro, com entrada gratuita. O evento reúne 140 estandes, mais de 500 editoras confirmadas e mais de 700 autores lançando e relançando livros, oferecendo uma programação diversificada aos visitantes.

Na segunda-feira (3), às 16h, haverá exposição de projetos do Presídio de Segurança Máxima de Maceió, da Gerência de Educação e Cidadania e da Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris, no estande da Escola Superior de Magistratura.

“É uma honra para a Seris fazer parte de mais uma Bienal. Levar as ações implementadas aos visitantes desse grande evento será uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e contribuição para a segurança dos alagoanos”, destaca o secretário Diogo Teixeira.

Durante toda a programação, os projetos do sistema prisional serão apresentados nos estandes, rodas de conversa, mesas-redondas, lançamentos de livros e documentários, além de apresentações teatrais e palestras.

Também na segunda-feira (3), das 19h às 21h, acontece a mesa-redonda "Educação Emancipadora: da Privação ao Reconhecimento – 10 anos do Grupo Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento", na Sala Umbu.

Na terça-feira (4), às 17h, a Bienal promove a palestra "Livros que Libertam", com o juiz Alexandre Machado e a pedagoga Juliana Alves da Silva, na Sala Pajuçara.

Na quarta-feira (5), às 10h, haverá sessão de café literário com apresentações artísticas e culturais no auditório do Centro de Convenções. No mesmo dia, à tarde, ocorre o lançamento do documentário "Lili (Livros que Libertam)", também no auditório.

Com o tema "Empregabilidade e formação profissional de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional", uma mesa de diálogo será realizada no dia 6, às 17h30, com participação da policial penal Samara Veluma, gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris, na Sala Umbu.

No mesmo dia, das 15h às 17h30 e das 19h às 21h, a Sala Umbu recebe a mesa de diálogo "Educação como Processo de Formação Humana e de Transformação Social".