Governo de Alagoas lança a edição 2025 do Selo da Diversidade
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), lançou nesta terça-feira (4), em parceria com o Instituto Motriz, a edição 2025 do Selo da Diversidade, durante o encerramento do Programa Trilha Formativa de Lideranças. O lançamento foi realizado na sede da secretaria, no Centro de Maceió.
O Selo da Diversidade é um projeto que visa premiar os órgãos e entidades do Governo do Estado que apresentam ações e um ambiente de inclusão para os servidores. As inscrições serão abertas no dia 17 de novembro, no Portal Sei, após o lançamento do edital, e vão até o dia 17 de dezembro.
A nova edição mantém os eixos já existentes e amplia os critérios de análise, além de incluir novas temáticas. Os eixos que compõem o Selo são: Gênero; Raça e Etnia; População LGBTQIAPN+; Etarismo e Pessoa com Deficiência. E cada um desses eixos possui uma pontuação máxima de 20 pontos, que serão aplicados em caso do órgão e ou entidade inscrito corresponder aos requisitos.

“O Selo da Diversidade representa um compromisso ativo do Governo de Alagoas em fomentar ambientes de trabalho inclusivos, respeitosos e pluralizados. Ele reforça que diversidade é uma diretriz real de gestão, e não apenas um discurso. Ao adotarmos essa agenda, evidenciamos que práticas inclusivas contribuem para ambientes mais saudáveis, colaborativos e receptivos à pluralidade de ideias”, reforça o superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Seplag, Onildo Canuto.
A nova edição também irá reconhecer as políticas internas e programas estruturados que estejam alinhados às temáticas do selo, como normativas internas, planos de ação e iniciativas de gestão de pessoas que promovem diversidade, equidade e inclusão. Além disso, os órgãos que empregarem pessoas transgêneros e pessoas com deficiência também serão pontuados.
Durante o encerramento do Programa Trilha Formativa de Lideranças, a secretária de Gestão Interna da Seplag, Elesjandely Marques, reforçou o pedido para que os órgãos governamentais se inscrevam no selo. “Reconhecer esses valores, ações, é um motivo de orgulho para a Seplag. Nós iremos lançar o edital em breve e eu gostaria muito de convidar vocês para preencherem o formulário, reconhecerem a equipe de vocês, porque é muito gostoso a gente ver a nossa equipe orgulhosa com o trabalho incrível que eles estão fazendo”, enfatizou.
A condução e o acompanhamento de todo o processo de inscrição deverão ser de responsabilidade do Gabinete, da Superintendência Administrativa, da Superintendência de Valorização de Pessoas ou setor equivalente. Os órgãos ou entidades interessados em participar deverão preencher e encaminhar o Requerimento de Participação e o Relatório de Evidências à Gerência de Desenvolvimento de Pessoas (GEDP) da Seplag, por meio de processo administrativo no Portal Sei.
Após a inscrição, os documentos serão avaliados pela equipe técnica, composta por 15 representantes de diferentes órgãos do Poder Executivo Estadual. Os órgãos e entidades concorrem aos selos Ouro, Prata ou Bronze no dia da premiação, que acontecerá em 2026.
Para conquistar o Selo Bronze, o órgão inscrito deve atingir entre 60 e 75 pontos; para o Selo Prata, entre 75 e 85 pontos; já o Selo Ouro será dado ao órgão que superar 85 pontos.
Em caso de dúvidas, os órgãos poderão entrar em contato com a equipe da Superintendência de Política de Gestão para Pessoas (SUPGP) da Seplag, através do e-mail [email protected].