DIREITOS DO CONSUMIDOR

Procon Alagoas promove mutirão nacional para negociação de dívidas

Ação reúne mais de 160 instituições financeiras e oferece condições especiais para consumidores regularizarem pendências

Por Wallisson Vinicius / Ascom Procon/AL Publicado em 04/11/2025 às 15:29
Mutirão representa uma oportunidade para que os consumidores consigam reorganizar suas finanças Ascom Procon/AL

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) deu início, nesta quinta-feira (6), ao Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, realizado na Central Já! do Maceió Shopping.

A iniciativa conta com a parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Mais de 160 instituições financeiras participam do mutirão, oferecendo condições especiais como parcelamentos facilitados, descontos sobre o valor das dívidas e juros reduzidos para refinanciamento, de acordo com a política de cada banco.

As negociações abrangem débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso, desde que não envolvam bens em garantia ou dívidas prescritas.

Segundo o diretor-presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, o mutirão representa uma oportunidade para que os consumidores reorganizem suas finanças e evitem o superendividamento.

“Essa é uma ação nacional que busca aproximar o cidadão das instituições financeiras, criando um ambiente de diálogo e conciliação. O Procon/AL estará presente para orientar e garantir que as negociações ocorram de forma justa e transparente”, destacou Sampaio.

O atendimento no mutirão acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 21 de novembro. Para ser atendido, o consumidor deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovantes da dívida, como faturas, contratos ou extratos.

O Procon/AL também disponibiliza canais para atender a população, receber reclamações e denúncias. Em caso de necessidade, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, pelo WhatsApp (82) 98883-7586 ou presencialmente, mediante agendamento pelo site: ja.al.gov.br/login.