Representantes da Segurança Pública de Alagoas participam do 5º Encontro Técnico Pró-Vida, em Brasília
Evento reúne profissionais de todo o país para debater estratégias de promoção da qualidade de vida no trabalho e valorização dos agentes de segurança pública
Integrantes das forças de segurança de Alagoas participam do 5º Encontro Técnico do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), iniciado nesta terça-feira (4), no auditório do Palácio da Justiça, em Brasília (DF).
O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), segue até esta quinta-feira (6) e conta com a presença de representantes de todos os estados e do Distrito Federal.
As representantes alagoanas na programação são: a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP e coordenadora da área temática Melhoria da Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública, major Leidiane Santos; além das pontos focais da Polícia Civil, delegada Viviane Cavalcante, e da Polícia Militar, tenente-coronel Larissa Omena.

De acordo com a major Leidiane, o encontro é fundamental para balizar estratégias voltadas ao fortalecimento e à promoção da qualidade de vida dos profissionais de segurança, em consonância com a política nacional. O evento também possibilita o compartilhamento de experiências e objetivos entre os participantes.
“Esse compartilhamento de informações nos permite crescer e consolidar as ações voltadas à valorização profissional, saúde e qualidade de vida no trabalho. As expertises e diretrizes vivenciadas nesse encontro denotam o compromisso da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública, assim como a relevância e o empenho da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas para com seus públicos interno e externo, na busca pelo fortalecimento dos profissionais e pela realização exitosa dos projetos QualiVida, mediante o aprimoramento da execução dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública”, afirmou a oficial.
A abertura do 5º Encontro Técnico contou com a presença da diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, e da coordenadora-geral de Valorização Profissional, Juliana Ribeiro. Isabel destacou a importância da interação entre as forças policiais do país.
“Essa troca é muito importante, porque o Susp não se faz apenas dentro do Ministério, ele é uma construção coletiva. O envolvimento dos entes federados e a adesão de todos os convidados aos projetos são fundamentais para que cheguemos a um sistema robusto, que realmente traga padrões de qualidade e referências de funcionamento para os mais diversos serviços na área de segurança pública”, afirmou.
Com o tema central “Estratégias de Promoção de Qualidade de Vida no Trabalho”, o evento busca fomentar o compartilhamento de boas práticas e o intercâmbio de experiências relacionadas à saúde biopsicossocial, segurança ocupacional, proteção institucional e valorização profissional. O encontro também visa aprimorar a execução dos recursos destinados à valorização profissional e avançar na aplicação da primeira pesquisa nacional de indicadores de qualidade de vida dos profissionais da segurança pública, com vistas à melhoria contínua do programa.
A programação é estruturada em uma “trilha de conhecimento” com dois eixos principais: Qualidade de Vida no Trabalho e Gestão de Projetos. Oficinas, rodas de conversa e palestras são conduzidas por especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e equipes da Senasp.