Sedics e Uneal formam primeira turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas
Parceria inédita entre o Governo de Alagoas e a Uneal capacita profissionais para fortalecer o cooperativismo e impulsionar a economia regional
A primeira turma do curso de especialização em Gestão de Cooperativas celebrou a conclusão da formação, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A iniciativa representa um marco para o estado, ao formar profissionais qualificados para liderar, inovar e transformar os empreendimentos cooperativos locais.
Com aulas presenciais e gratuitas, o curso foi avaliado pelos estudantes como uma oportunidade de transformação profissional. Para a formanda Josineide Pereira, o conteúdo do curso impactou diretamente sua rotina de trabalho.
“Esse curso abriu a minha mente, porque o que eu já fazia foi ainda mais fortalecido, principalmente pelo conhecimento que foi oferecido e que mudou totalmente o meu dia a dia”, destacou Josineide.
.jpg)
A secretária Alice Beltrão, titular da Sedics, reforçou que a iniciativa consolida o papel do Governo de Alagoas como indutor do desenvolvimento econômico sustentável. “Investir na capacitação de líderes de cooperativas é investir no desenvolvimento regional. O conhecimento adquirido por esses profissionais se traduzirá em mais eficiência e mais oportunidades de negócios no estado”, afirmou.
Durante a cerimônia, a coordenadora do curso de especialização, professora Ana Carolina, também destacou o pioneirismo da formação. “Essa é a primeira turma de Alagoas e vai fazer história no cooperativismo. Quero agradecer a cada um pela dedicação e também aos gestores e coordenadores que tornam esse curso possível e tão exitoso”, ressaltou.
.jpg)
Futuro da parceria
A Sedics e a Uneal já anunciaram a continuidade da parceria, com a abertura de uma nova turma da pós-graduação, prevista para iniciar em fevereiro. A expectativa é que a qualificação estimule melhores práticas de gestão e governança, ampliando a competitividade das cooperativas alagoanas no mercado nacional.
.jpg)
* Estagiária, sob supervisão