Sesau organiza V Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru
Evento reunirá profissionais de 102 municípios para fortalecer práticas de cuidado humanizado a recém-nascidos prematuros e de baixo peso
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará, no dia 17 de novembro, o V Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru. O evento acontecerá no auditório da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), no bairro Poço, em Maceió, reunindo tutores que atuam nas áreas de atenção hospitalar e básica dos 102 municípios alagoanos.
O objetivo do encontro é fortalecer e expandir a implementação do Método Canguru, além de promover a integração entre maternidades e serviços neonatais. Durante o evento, haverá atualização das práticas de cuidado e alinhamento das ações de apoio, promoção e acompanhamento dos bebês prematuros e de baixo peso ao nascer.
O Método Canguru é uma estratégia de cuidado humanizado para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, estimulando o contato pele a pele entre o bebê e seus pais. A prática contribui para o desenvolvimento físico e emocional da criança, fortalece o vínculo familiar e reduz o tempo de internação.
No encontro, serão debatidos temas a partir de experiências exitosas de serviços que realizam a admissão e o internamento dos bebês nas unidades neonatais, com foco no Qualineo, além do acompanhamento multiprofissional após a alta hospitalar.
O evento também abordará boas práticas no cuidado neonatal, avanços da atenção perinatal em Alagoas e estratégias de capacitação e acompanhamento dos tutores do método.
Para Luiza Balbino, supervisora da Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, a expectativa é de que o encontro reforce o cuidado humanizado e qualificado aos recém-nascidos, fortalecendo a rede de atenção materna e infantil.
“Como modelo de atenção, o Método Canguru promove a qualificação do cuidado ao recém-nascido e à família, maior integração entre profissionais de saúde de diversas áreas, reduz o período de internação dos bebês, impacta a morbimortalidade neonatal e melhora os indicadores de saúde”, enfatiza.