EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Sesau realiza XV Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde

Evento reuniu gestores, estudantes, profissionais e movimentos sociais para debater práticas e fortalecer a educação em saúde pública

Por José Arnaldo e Daniel Tavares / Ascom Sesau Publicado em 06/11/2025 às 16:52
O evento tratou sobre as práticas relacionadas à educação em saúde, com foco no intercâmbio de saberes e fortalecimento da educação permanente Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço (CIES) e da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), promoveu, nesta quinta-feira (6), o XV Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. O encontro foi realizado no auditório do Campus I do Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

Com o tema “Movimentos Sociais e o Direito à Saúde: Vozes que Transformam Políticas”, o seminário abordou práticas inovadoras na área, promovendo o intercâmbio de saberes e fortalecendo tanto a educação permanente quanto a educação popular em saúde. O evento também teve como objetivo valorizar o trabalho em rede e o protagonismo dos territórios na Rede Estadual de Saúde Pública de Alagoas.

Durante o seminário, foram compartilhadas experiências exitosas de integração entre ensino, serviço e comunidade, especialmente no âmbito da atenção psicossocial. Participaram gestores municipais, representantes de instituições de ensino superior e técnico na área da saúde, estudantes, residentes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de membros de movimentos sociais, conselhos, comitês e comissões de saúde.

A assistente social da Sesau e secretária executiva da Comissão Estadual de Integração Ensino-Serviço de Alagoas (CIES/AL), Teresa Carvalho, destacou a importância do seminário. “Esse espaço de troca de conhecimento favorece toda a atenção à saúde, pois é um momento de troca de experiências com o foco no aperfeiçoamento dos serviços ofertados à população”, afirmou.

A iniciativa contou com o apoio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) e do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL). Também participaram o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) e o Centro Universitário Cesmac.