Jornalistas de Paulo Jacinto lançam livros na Bienal do Livro de Alagoas
Obras de Elen Oliveira e Marcelo Firmino destacam memória, infância e a trajetória do jornalismo local; lançamentos acontecem neste sábado no estande da Secom
Os jornalistas paulo-jacintenses Elen Oliveira e Marcelo Firmino lançam, neste sábado (8), suas mais recentes obras: Olhos de Jabuticaba e Gato Gordo além do telhado – história de um aprendiz no jornalismo. Os lançamentos ocorrem no estande da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), às 16h e 17h30, durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió.
As publicações integram um projeto de incentivo da Secom, voltado à valorização da produção literária local.
O secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, ressaltou a relevância de investir em autores alagoanos. “A Secom aproveita a Bienal para estimular e promover o hábito da leitura. Na edição anterior, lançamos livros escritos por mulheres. Este ano, o foco está nos jornalistas, fortalecendo assim a democratização tanto da produção quanto do acesso à leitura”, afirmou.
Sobre as obras
Gato Gordo além do telhado – história de um aprendiz no jornalismo, de Marcelo Firmino, reúne relatos do início da carreira do autor no jornalismo. A obra resgata a memória das lutas dos jornalistas alagoanos pelo restabelecimento da democracia — desde os períodos mais duros da ditadura militar — e pela valorização profissional e dignidade salarial da categoria.
O livro conta com coordenação editorial e apresentação da jornalista Fátima Almeida e prefácio do ícone do jornalismo Artur Gondim. Firmino revisita a trajetória de um aprendiz que presencia o surgimento de lideranças da categoria e a fundação do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, referência nacional na defesa da profissão. O autor destaca ainda figuras históricas, como Freitas Neto e Dênis Agra, pela conduta ética e atuação em defesa da liberdade de imprensa e da democracia.
Já Olhos de Jabuticaba, de Elen Oliveira, propõe uma viagem afetiva à infância vivida nos anos 1970, no sítio Barro Preto, em Paulo Jacinto. A autora reconstitui lembranças de um tempo e lugar marcados pela simplicidade e pelas limitações do interior, mas iluminados pela curiosidade infantil, pela leitura e pela imaginação.
A narrativa conduz o leitor a uma imersão na infância, compondo um mosaico socioemocional em que os livros empilhados numa sala de aula multisseriada e o rádio na sala de estar simbolizam as principais vias de acesso à informação — verdadeiras janelas para universos imaginários.
Editado pela GrafMarques, com apoio da Secom, o livro é ilustrado pelo artista plástico Ed Oliveira, irmão mais velho da autora, falecido em junho deste ano. Em sua última obra autoral, Ed aparece como personagem e inspiração, recriando, em xilogravura, bico de pena, pastel e acrílico sobre papel, os cenários descritos pela irmã, compondo uma rica iconografia visual e emocional.
Serviço
O quê: Lançamento dos livros Gato Gordo além do telhado e Olhos de Jabuticaba
Data: Sábado, 8 de novembro, às 16h e 17h30
Local: Estande da Secom, 11ª Bienal do Livro de Alagoas, Centro de Convenções de Maceió