Oficial da PM de Alagoas conclui curso de gerenciamento de crises na PM de São Paulo
Tenente-coronel Diego Sarmento, subcomandante do Bope, representa Alagoas em capacitação nacional sobre resolução de incidentes críticos
A Polícia Militar de Alagoas foi representada no Curso de Especialização Profissional em Gerenciamento de Crises promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Um dos concluintes da Turma II/2025, destinada a oficiais, foi o tenente-coronel Diego Sarmento, subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM-AL.
O curso, encerrado nesta sexta-feira (7), teve início em 20 de outubro, no Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), unidade integrante do 4º Batalhão de Polícia de Choque da PMESP.
A capacitação reuniu 37 participantes, entre oficiais e integrantes de diversas forças de segurança pública e defesa institucional do país. Estiveram presentes representantes das polícias militares, polícias civis, Polícia Penal, Polícia Judicial e Exército Brasileiro, fortalecendo o intercâmbio técnico e a integração entre instituições voltadas à preservação da ordem pública.

Com carga horária de 111 horas-aula, o curso abordou boas práticas na prevenção e resolução de incidentes críticos, com foco em crises estáticas, como ocorrências com reféns, suicidas armados, criminosos barricados, indivíduos em surto emocional ou mental e ações terroristas.
Também foram discutidas ações estratégicas para o enfrentamento de crises dinâmicas, como roubos ou furtos a empresas de transporte de valores, ataques a instituições bancárias e situações com atiradores ativos, que exigem respostas coordenadas, planejamento integrado e elevada proficiência tática.
Durante o período formativo, o oficial da PM-AL participou de atividades conjuntas com outras unidades especializadas da PMESP, como o Comandos e Operações Especiais (COE) e a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), com ênfase no emprego do atirador designado em situações críticas e de progressão operacional.

Foram amplamente debatidas e exercitadas alternativas táticas aplicáveis à resolução de crises, como a negociação policial, o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, o atirador de precisão e a intervenção tática, sempre priorizando a preservação da vida humana e a aplicação legítima da lei.
Para o tenente-coronel Diego Sarmento, a participação “reforça o compromisso da Polícia Militar de Alagoas, por meio do Bope, com a formação continuada, o aprimoramento técnico e o alinhamento doutrinário às melhores práticas nacionais no gerenciamento de crises e resolução de incidentes críticos, consolidando o papel da corporação como referência em operações especiais e resposta tática de alto nível”, destacou o oficial, que retorna a Alagoas como multiplicador de conhecimento na tropa de elite.