EDUCAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA

Estudantes da rede estadual visitarão a Seplag para conhecer a gestão pública de Alagoas

Projeto Embaixadores do Planejamento aproxima jovens das políticas públicas por meio de visitas guiadas e oficinas temáticas

Por Carol Amorim / Ascom Seplag Publicado em 10/11/2025 às 11:17
Mais de 160 estudantes, divididos em grupos, visitarão a Secretaria Rodrigo Marinho / Ascom Seplag

Mais de 160 estudantes da rede pública estadual irão visitar a sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), localizada no Centro de Maceió, durante o mês de novembro. A visita guiada integra as atividades do Projeto Embaixadores do Planejamento — uma iniciativa piloto da Seplag, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem como objetivo aproximar os jovens da gestão pública.

Os estudantes, com idades entre 15 e 17 anos, são oriundos das escolas estaduais Dom Otávio Aguiar (Benedito Bentes) e José Maria Correia das Neves (Prado). Eles serão divididos em grupos de cerca de 50 alunos para visitas à Seplag nos dias 11 e 12, além de 18 e 19 de novembro, sempre das 8h às 11h.

“A visita faz parte do processo de envolver os estudantes na política pública. A ideia é mostrar como funciona a máquina pública, onde são organizadas as políticas que chegam até eles no dia a dia”, explica Genildo Silva, superintendente de Planejamento e Políticas Públicas da Seplag.

Lançado em março deste ano, o Projeto Embaixadores do Planejamento já proporcionou a 165 estudantes, distribuídos em quatro turmas, oficinas de planejamento ministradas por servidores da Superintendência de Planejamento e Políticas Públicas (Suplan/Seplag). Os encontros abordaram temas como ética e cidadania, ciclo de políticas públicas, uso de dados e elaboração de políticas públicas.

Com o encerramento das oficinas, a visita guiada à sede da Seplag foi organizada para que os jovens conheçam de perto a rotina dos servidores que atuam na gestão pública.

Ao final do ciclo de atividades do projeto, será realizado um hackathon de políticas públicas, no qual os estudantes deverão criar e apresentar soluções para os desafios de suas escolas. O evento ainda não tem data definida, mas está previsto para ocorrer ainda este ano.