Artesanato da Ilha do Ferro é destaque em questão do Enem
Trabalho do artesão Yang da Paz, de Pão de Açúcar, ganha visibilidade nacional ao ser citado na prova de linguagens do Enem 2023
O artesanato alagoano produzido na Ilha do Ferro, localizada no município de Pão de Açúcar, conquistou destaque nacional ao ser tema de uma das questões da prova de Linguagens do Enem, aplicada em todo o país no último domingo. Desde então, o artesão Yang da Paz, de 29 anos, integrante do Programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), tem recebido felicitações de conterrâneos e solicitações de entrevistas.
Surpreso e feliz com a repercussão, Yang da Paz expressou sua satisfação ao ver o trabalho ganhar projeção nacional. “Meu trabalho já vinha sendo reconhecido, mas é uma satisfação enorme ter uma divulgação dessa magnitude, algo visto por pessoas de todo o país. Eu realmente não esperava”, afirmou.
O artesanato entrou cedo na vida de Yang. Aos sete anos, ele iniciou o ofício de talhar madeira, orientado pelo pai, mestre Petrônio, que, por sua vez, aprendeu a arte com o mestre Fernando, falecido em 2009, aos 81 anos.
Hoje, aos 29 anos, Yang já soma mais de duas décadas de dedicação ao artesanato, profissionalizada por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), iniciativa nacional voltada à valorização do artesão, ao desenvolvimento do setor e ao fortalecimento das empresas artesanais.
“O Alagoas Feita à Mão tem sido fundamental para a promoção do artesanato alagoano e, principalmente, para a profissionalização e formalização propostas pelo PAB. É gratificante ver o reconhecimento do trabalho dos nossos artistas populares”, destacou o secretário de Estado das Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar (Serfi).
Yang acredita que a visibilidade nacional pode incentivar ainda mais os jovens da região a buscarem a profissionalização no artesanato local. “Essa divulgação vai ajudar muitas pessoas a transformar suas vidas, como aconteceu na minha família. Graças ao artesanato, a vida que temos hoje não se compara à que tínhamos há 20 anos”, relembrou.
Grato por integrar o Alagoas Feita à Mão, Yang aproveita o momento para ressaltar a importância de participar do programa. “A gente recebe apoio e fica mais conhecido ao participar das feiras. O programa ainda nos auxilia no envio das peças em diversas oportunidades”, relata o artesão da Ilha do Ferro, referindo-se às experiências em eventos apoiados pela iniciativa.
O enunciado da questão do Enem foi adaptado do site https://www.imaterial.art.br/. Interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Yang e de outros artesãos alagoanos podem acessar o livro digital “Memórias das Mãos”, lançado pelo Programa Alagoas Feita à Mão em 2022, com autoria do jornalista Guilherme Lamenha, disponível em: https://portalavalon.s3.sa-east-1.amazonaws.com/catalogs/NIzaT9apX4Kr8hMOFsddffXOvcPmv1pZjMtXvAp8.pdf