INOVAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

Sesau integra Rede Nacional de Dados em Saúde

Integração à RNDS fortalece transformação digital e qualifica atendimento pelo SUS em Alagoas

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau Publicado em 14/11/2025 às 16:48
Rede Nacional de Dados em Saúde faz parte da plataforma oficial de integração de dados do SUS Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) passou a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de integração de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculada ao Ministério da Saúde.

O sistema faz parte do Programa Conecte SUS, iniciativa do Governo Federal, conforme explica o assessor técnico da Gerência de Atenção Primária da Sesau, Ernestino Veiga .

“A Rede Nacional de Dados em Saúde tem como objetivo reunir informações de todas as unidades federativas do país em uma única plataforma”, detalhou o avaliador.

Segundo Ernestino Veiga, a integração permite o compartilhamento seguro, ágil e integrado de informações em saúde. “Dessa forma, a Sesau contribui para a transformação digital do SUS em Alagoas”, destacou.

Entre os principais benefícios da RNDS, Ernestino aponta a continuidade do cuidado, já que os dados dos pacientes são armazenados e disponíveis. O sistema também melhora a tomada de decisão médica, otimiza recursos e impulsiona a evolução tecnológica do SUS.

"Os profissionais de saúde terão acesso ao histórico completo dos pacientes, independentemente do local de atendimento anterior. Já os gestores poderão utilizar bancos de dados confiáveis ​​para análises objetivas da situação sanitária e para embasar políticas e programas de saúde", ressaltou Veiga.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda , a integração representa um marco para a assistência pública em Alagoas. “A RNDS permite acesso ao histórico clínico do paciente em qualquer lugar do país, ampliando a segurança clínica e a efetividade de toda a rede de assistência do SUS”, reforçou.