SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Verão reforça policiamento durante alta temporada em Maceió e região

Polícia Militar de Alagoas amplia efetivo e intensifica ações em áreas turísticas, praias, aeroporto e principais pontos de Maceió e cidades vizinhas até fevereiro de 2026.

Por Marília Morais / Ascom PM-AL Publicado em 19/11/2025 às 12:27

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) iniciou nesta quarta-feira (19) a Operação Verão, com reforço do policiamento em Maceió e na Região Metropolitana durante a alta temporada. As ações seguem até o final de fevereiro de 2026.

O efetivo policial será ampliado de forma extraordinária para atuar junto ao policiamento ordinário previamente escalado. As equipes estarão distribuídas em patrulhas a pé no Centro da cidade, na orla marítima e nos trechos de maior concentração de pessoas em praias e pontos turísticos dos litorais Norte e Sul.

A operação teve início com a chegada do primeiro navio da temporada de cruzeiros 2025/2026 ao Porto de Maceió, na manhã desta quarta-feira. Segundo o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque Agnes, a chegada do navio Costa Favolosa marca o início de um calendário intenso, que prevê a chegada de várias embarcações nos próximos meses e uma grande movimentação de turistas.

“A Polícia Militar vem se preparando para essa temporada com planejamento e estratégia. Mapeamos as áreas de maior necessidade para posicionar nosso efetivo nesses locais. Além das praias, vamos contemplar o Centro, pontos turísticos como o artesanato do bairro Pontal da Barra, igrejas, museus, bibliotecas e demais locais que costumam receber visitantes. Nos pontos previamente definidos, diariamente, atuam cerca de dez viaturas, oito conjuntos do Regimento Montado, dois trios de motociclistas da Companhia de Raio e o policiamento a pé”, destacou o oficial.

O reforço do efetivo na Operação Verão não deve impactar o policiamento ordinário, já que os policiais atuarão em regime extra de Força Tarefa, recebendo remuneração pelo trabalho em dias de folga. Dessa forma, o patrulhamento regular nos bairros e cidades não sofrerá redução ou alteração em virtude do reforço.

As ações também abrangem a região do aeroporto de Maceió e a rodovia AL-105, rota utilizada por ônibus de turismo que seguem para São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Maragogi.

“Com a experiência das operações anteriores, observamos que não houve registros de ocorrências envolvendo turistas de cruzeiros, o que é extremamente positivo, e pretendemos repetir esse resultado. Sabemos da importância do turismo para o Estado, especialmente para a geração de renda. A Polícia Militar estará presente e acompanhando o movimento para garantir uma alta temporada segura e tranquila para alagoanos e visitantes”, completou o tenente-coronel Hiraque.