Polícia Militar inicia turma do Curso de Aperfeiçoamento de Praças com 404 sargentos
Cerimônia de abertura do CAP 2025 reúne autoridades e destaca a importância da qualificação contínua para a ascensão na carreira militar
A Polícia Militar de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (27), a aula inaugural da turma 2025 do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP). A solenidade aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), no bairro de Jacarecica, em Maceió, reunindo 404 sargentos matriculados nesta edição.
O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que ressaltou a importância da formação continuada na corporação. “O CAP é um curso que habilita o militar para a ascensão profissional e, como comandante-geral, é meu papel viabilizar todos os esforços possíveis para que os senhores possam estar habilitados, crescerem profissionalmente e, assim, também prestarem um melhor serviço à população”, destacou aos alunos.
Durante a solenidade, foram homenageados, com o tradicional rito da continência individual, o coronel da reserva remunerada Jaime Holanda e o capitão da reserva remunerada Cícero da Silva, reconhecidos por sua trajetória de serviço à corporação.
Com carga horária de 300 horas/aula, distribuídas em 15 disciplinas, o Curso de Aperfeiçoamento de Praças tem como objetivo habilitar os segundos-sargentos da ativa, sendo a última etapa dentro da carreira de praças.
O CAP visa ao aprimoramento técnico-profissional, com disciplinas voltadas, principalmente, para as áreas jurídica, administrativa e militar. Entre os temas abordados estão Chefia e Liderança, Sistemas Informatizados, Aspectos Jurídicos da Atuação Policial e Fundamentos do Gerenciamento de Crises, ressaltando a importância do fator humano no contexto organizacional e definindo o perfil exigido para a atuação policial.
Estiveram presentes na cerimônia o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; o comandante da Academia Militar, coronel Carlos Azevedo; o chefe de gabinete do Comando-Geral, tenente-coronel Thayronilson Emery; a diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; o comandante de Policiamento da Região Sul, tenente-coronel Fernando Soares; o comandante do CFAP, major Daniel Valões; e, representando a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip), o major Antônio Umbelino.