FORMAÇÃO POPULAR

Novo edital para formação de agentes populares de saúde é lançado

Seleção contempla 450 turmas em 17 estados, incluindo Alagoas, com bolsas para educadores e incentivo para estudantes

Publicado em 09/01/2026 às 10:35
Edital seleciona agentes populares de saúde em Alagoas e outros estados com bolsas e incentivos. Arquivo/Sesau

Daniel Tavares / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está aberto o novo edital do Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A chamada pública segue até 18 de janeiro, com objetivo de selecionar movimentos sociais populares para a formação de 450 turmas em 17 unidades da federação, incluindo Alagoas.

Em Alagoas, serão selecionadas 20 turmas, sendo 14 destinadas a movimentos populares em saúde de abrangência nacional e seis para movimentos de abrangência local. Cada turma contará com um educador e 20 educandos.

O edital foi publicado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS). Segundo o documento, os educadores selecionados receberão bolsas mensais de R$ 2.500,00. Já os estudantes terão direito a um incentivo de R$ 560,00 para ajudar no deslocamento e em outras despesas, favorecendo a permanência e o desenvolvimento no curso. A iniciativa visa fortalecer a atuação de lideranças comunitárias como Agentes Populares de Saúde, contribuindo para a proteção dos territórios.

Para o assessor técnico da gerência de Atenção Primária da Sesau, Marcos Paulo, a participação popular é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Alagoas possui diversas experiências exitosas dentro dos territórios e essas formações ajudam na construção de uma rede de agentes comprometidos com o cuidado, a educação popular e a equidade”, destacou.

O edital completo pode ser acessado no link: https://agenciasus.org.br/shared-files/22604/?EDITAL-No-12026-AgPopSUS.pdf