Alagoas Feita à Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão na Feira dos Municípios 2026
Documento será emitido durante o evento, facilitando acesso de artesãos a feiras nacionais e editais do setor
O programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), estará presente na 3ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo 2026, promovendo a emissão da Carteira Nacional do Artesão, documento fundamental para a participação em editais e feiras do setor.
A emissão das carteiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) será realizada diariamente, das 10h às 14h, no estande do Governo de Alagoas, durante o evento que acontece de 23 a 25 de janeiro de 2026, no Centro de Convenções.
Desde a última segunda-feira (19), o Alagoas Feita à Mão está convocando artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas – como associações, cooperativas e grupos de produção artesanal – para participarem da seleção de um edital inédito do PAB, que garantirá acesso a cinco importantes feiras nacionais ao longo de 2026. A carteira do artesão é o principal documento exigido para a seleção.
“Orientamos que os interessados em participar da seleção, que ainda não se formalizaram, aproveitem a Feira dos Municípios para providenciar sua carteira. Trata-se de um documento vital, utilizado para o cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e exigido para participação em feiras, editais e ações de fomento ao setor”, destacou Júlio Cezar.
Além da emissão das carteiras, o programa vai expor peças de artesãos alagoanos, valorizando a produção local. A Feira dos Municípios contará com 140 estandes de cidades alagoanas e reunirá atrações de artesanato, turismo, gastronomia e inovação municipal.