Projeto Lisa Flor vai representar Alagoas em competição na França
Grupo de mulheres alagoanas, formado por sobreviventes do câncer de mama, participará de festival internacional de Dragon Boat em 2026
Na manhã desta segunda-feira (26), as integrantes do grupo Meninas Lisa Flor — Ivalda Gusmão, Adenize Acioli e Guendalina Lucas — apresentaram ao secretário de Estado Júlio Cezar, da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o projeto que levará a imagem de Alagoas a uma competição internacional de Dragon Boat, na França.
O encontro, realizado na própria Serfi, teve como objetivo detalhar o projeto Lisa Flor, uma iniciativa alagoana que utiliza o esporte como ferramenta de reabilitação e superação para mulheres no período pós-tratamento do câncer de mama. Também foi apresentado o coletivo Meninas Lua Flor, que reúne grupos de mulheres de diversos estados brasileiros, incluindo Alagoas. As representantes destacaram as ações do grupo e a importância da participação em eventos internacionais.

O projeto Lisa Flor – Canoagem e Reabilitação é composto por mulheres que venceram o câncer de mama e encontraram no Dragon Boat uma prática esportiva que promove saúde física, bem-estar emocional e integração social. Por meio do remo em equipe, o grupo fortalece o condicionamento físico, o vínculo entre as participantes e a autoestima.
As atletas alagoanas estão confirmadas no 2026 IBCPC Participatory Dragon Boat Festival, que será realizado de 24 a 30 de agosto de 2026, no Lac du Bourget, em Aix-les-Bains, na região de Savoie, França. O evento é um dos principais festivais mundiais da modalidade, reunindo equipes formadas por sobreviventes do câncer de mama de diversos países, promovendo integração e visibilidade internacional para projetos de impacto social.
O secretário Júlio Cezar acompanhou a apresentação e ressaltou o compromisso do Governo do Estado com iniciativas como essa. “Estamos começando a semana com a energia positiva do grupo Lisa Flor, que se prepara para uma competição internacional de Dragon Boat. O Governo do Estado é humanista, e a determinação do governador é apoiar todos os alagoanos, principalmente aqueles que levam a marca de Alagoas para o mundo”, afirmou o secretário.