CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO

Semu leva campanha 'Fica na tua, deixe ela quieta' para o Carnaval 2026

Iniciativa promove acolhimento, informação e serviços para mulheres durante as festividades em Alagoas

Por Camilla Cahet e Daniel de Oliveira / Ascom Semu Publicado em 31/01/2026 às 09:31
Campanha da Semu combate o assédio e oferece apoio às mulheres durante o Carnaval em Alagoas. Arte: Semu

Neste Carnaval, a Secretaria de Estado da Mulher de Alagoas (Semu) lança nas ruas a campanha “Fica na tua, deixe ela quieta!”, reforçando o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual. A ação reúne uma força-tarefa entre órgãos estaduais e municipais, com início em 6 de fevereiro, durante o Jaraguá Folia.

A Tenda Lilás da Semu será um espaço dedicado ao acolhimento, apoio, informação e prestação de serviços para as mulheres. No local, haverá atendimento humanizado, orientação jurídica e possibilidade de registrar boletim de ocorrência.

Comprometida com a acessibilidade e inclusão, a campanha disponibiliza seus conteúdos em português, inglês, espanhol e braile. Além disso, QR Codes direcionam para informações digitais, serviços e canais de denúncia, ampliando o alcance da mensagem.

Para a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, a presença da Semu no Carnaval é um convite à participação ativa da sociedade. “Convido toda a população a passar pela Tenda Lilás, conhecer nossos serviços e somar forças nessa luta. Cada pessoa pode ser multiplicadora no combate à violência contra a mulher”, destaca.

Além do atendimento especializado, a Semu aposta em uma abordagem direta com o público. O espaço contará com ações de convivência, comunicação e interação, como customização de abadás, cabine de fotos 360°, distribuição de materiais da campanha e exibição de conteúdos educativos em telão de LED. O objetivo é dialogar com os foliões, sensibilizando de forma leve, acessível e impactante.

Fica na tua, deixe ela quieta!

Com uma expressão típica do cotidiano alagoano, a campanha transmite uma mensagem clara: tocar uma mulher sem consentimento ou proferir palavras desrespeitosas que atentem contra sua honra é crime.

A ação faz parte da estratégia da Secretaria para enfrentar a violência contra a mulher em grandes eventos, atuando nas principais festividades da capital e do interior, a fim de garantir que mulheres possam aproveitar o Carnaval com segurança, dignidade e liberdade.

A campanha seguirá durante todo o período carnavalesco, com ações também nas festas do interior, em parceria com os municípios.