Arapiraca reúne mentes criativas e negócios inovadores em dia histórico para o Agreste
Encontros que conectaram universidades, startups, empresas e instituições públicas, promovidos pelo Sebrae, reforçaram a inovação no interior
Arapiraca viveu, nesta quinta-feira (29), um dia emblemático para a inovação e o empreendedorismo no Agreste alagoano. O Sebrae Alagoas promoveu, ao longo da tarde e da noite, dois encontros estratégicos que reuniram universidades, empresas, instituições públicas, startups e empreendedores, consolidando o município como um pólo articulador de soluções inovadoras e de desenvolvimento territorial no interior do estado.
A programação teve início com o Encontro do Ecossistema de Inovação do Agreste, realizado no auditório do Sebrae Arapiraca. Aberto ao público, o evento superou as expectativas de participação e contou com a presença de gestores públicos, empresários, professores universitários, pesquisadores e empreendedores de Arapiraca e de municípios da região, como Palmeira dos Índios.
O encontro promoveu a articulação entre universidades, empresas privadas, prefeituras, sindicatos, associações e organizações da sociedade civil, criando um ambiente de diálogo voltado à construção de soluções inovadoras a partir das demandas reais da região. De acordo com a analista do Sebrae, Geovânia Brito, o fortalecimento do ecossistema passa, necessariamente, pela conexão entre diferentes atores.
“Trazer para Arapiraca encontros estruturados de inovação representa um ganho bastante significativo para todo o Ecossistema do Agreste. Esses momentos contribuem diretamente para a formação de negócios mais qualificados, preparados para o mercado e, de forma consequente, para a geração de novas conexões e novos negócios na região”, destacou.

Como espaço de escuta ativa, o encontro permitiu a troca de experiências, discussão sobre dificuldades e soluções inovadoras, dinâmica que favorece o surgimento de oportunidades de parcerias e o desenvolvimento de soluções alinhadas à realidade local, encurtando a distância entre academia, setor produtivo e poder público.
Segundo a agente local de inovação Francilânia Fontes, o Ecossistema de Inovação do Agreste tem foco em áreas estratégicas como agroprodução, tecnologia e saúde, mas permanece aberto a novos perfis. “É um grupo muito diverso, que envolve universidades, prefeituras, empresas privadas, associações, sindicatos, ONGs e também pessoas físicas que têm uma ideia ou pretendem desenvolver uma solução inovadora. Ele cresce à medida que mais pessoas entendem que inovação não está restrita a grandes centros ou empresas de base tecnológica”, afirmou.
Durante o encontro, também ficou definido o calendário dos próximos encontros do ecossistema de inovação, que já têm datas e locais confirmados. As próximas edições acontecem no dia 5 de março, em Palmeira dos Índios, e no dia 8 de abril, em Limoeiro de Anadia, ampliando o alcance das ações para outros municípios do Agreste.
-
Agreste ganha Encontro das Startups
Dando continuidade à programação, o Sebrae Arapiraca sediou, à noite, o primeiro Encontro das Startups do Agreste, marcando oficialmente a interiorização de uma iniciativa que, até então, era realizada apenas em Maceió. O evento também superou a expectativa de público e reuniu startups, empreendedores e empresários.
A partir de agora, os encontros passam a acontecer mensalmente em Arapiraca, sempre na última quinta-feira de cada mês, acompanhando o crescimento e o amadurecimento das startups que surgem fora da capital. A iniciativa reconhece a força do ecossistema regional e amplia o acesso a informações, networking e oportunidades de mercado.
“Nesses encontros, a gente promove muito networking. As startups discutem suas dores, trocam experiências e acabam formando parcerias estratégicas com outras que já têm soluções consolidadas e também são capacitadas pelo Sebrae”, explicou Geovânia Brito. Segundo ela, o espaço também permite mapear ideias e identificar talentos. “A gente mostra a força que existe no Agreste, identifica projetos e oportunidades que muitas vezes não são visíveis fora da região”, completou.
O primeiro encontro contou com a presença de Danúbia Dantas e Washington Lima, analistas do Sebrae e responsáveis pelo Encontro de Startups realizado em Maceió. Durante o evento, Danúbia apresentou detalhes sobre a imersão internacional em Medellín, na Colômbia, marcada para o mês de abril. Segundo ela, a missão tem como objetivo conhecer experiências junto a alguns dos maiores cases de inovação do mundo.
“Medellín passou de uma das cidades mais perigosas do mundo para um dos pólos mais avançados de inovação. A imersão busca justamente entender essas transformações, trazer aprendizados que possam ser aplicados à realidade das nossas startups e dar oportunidade para que eles tenham a oportunidade de se conectar com novos clientes”, destacou.

Já Washington Lima falou sobre os editais voltados para startups e explicou como funcionam os encontros mensais, além do trabalho contínuo do Sebrae para conectar esses negócios a oportunidades. Ele citou ações como eventos, missões empresariais, o programa de aceleração Startup Nordeste, capacitações e consultorias especializadas.
O analista também apresentou o Neon, evento que reúne ecossistemas de inovação de todos os estados do Nordeste e que, neste ano, será realizado em junho, no Centro de Convenções de Maceió. Segundo ele, a iniciativa amplia a visibilidade das startups e promove conexões em escala regional.
A programação do Encontro das Startups contou ainda com a participação do consultor Alex Geraldo, que conduziu um bate-papo sobre inovação, provocando reflexões sobre cultura inovadora, desafios do mercado e caminhos para o crescimento sustentável das startups.
Ao final do evento, também foi confirmada a realização do Startup Day, no dia 21 de março, em Arapiraca, ampliando a agenda de ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo inovador no Agreste.

Acesso à inovação é ampliado com o ALI Produtividade
Além dos encontros voltados ao ecossistema e às startups, o Sebrae Arapiraca reforçou, durante a programação, o apoio direto à inovação empresarial por meio do Programa ALI Produtividade. A iniciativa tem como foco fomentar a inovação em micro e pequenas empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, com o objetivo de aumentar a produtividade, o faturamento e a eficiência dos negócios.
O programa é executado por Agentes Locais de Inovação, que realizam um diagnóstico detalhado das empresas participantes e, a partir dele, propõem soluções personalizadas voltadas à redução de custos e ao aumento das vendas. As ações podem envolver áreas como gestão financeira, pessoas, processos, marketing, posicionamento digital e transformação tecnológica.
Para a agente local de inovação Caroline Torres, o programa contribui para ampliar o entendimento sobre o que é inovação. “O Sebrae mostra, na prática, que inovação e tecnologia são acessíveis aos pequenos negócios. Não é algo restrito às empresas de base tecnológica. Qualquer mudança que gere ganho ou vantagem competitiva já é inovação”, afirmou.
O ALI Produtividade é 100% subsidiado pelo Sebrae, não tem custo para os participantes e tem duração de seis meses. As inscrições para o primeiro ciclo de 2026 seguem abertas para empresas localizadas em Arapiraca, com CNPJ ativo há pelo menos um ano, enquadradas como microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), e que não tenham participado do programa em 2025.